27 de abr. de 2014

Ostomia, disfarçar ou não, eis a questão

Como muita gente sabe, eu tenho uma colostomia. Já falei sobre isso aqui.

Demorei meses para assumir isso publicamente. Hoje me sinto mais empoderada sobre a minha colostomia, mas mesmo assim eu ainda escorrego de vez em quando.

Se antes era difícil dizer eu sou colostomizada, hoje me perguntou por que tenho que esconder uma bolsinha? Por que tenho que usar roupas que disfarçam a bolsinha? Escrevi sobre este assunto aqui.
A quem isso incomoda, a mim ou a outra pessoa?
É ser uma pessoa com necessidades especiais não é fácil, são muitos dilemas que enfrentamos.

Às vezes penso que se nós não tivéssemos vergonha da nossa bolsa e a deixássemos mais visível, talvez o medo e o preconceito diminuiria. Será?

Outro dilema que faz parte da vida de uma pessoa ostomizada é o barulho dos gases ou da digestão dos alimentos.
Eu até hoje morro de vergonha. Especialmente de pessoas que não sabe da minha colostomia.
Esses barulhos são um tormento na nossa vida.

Para quem não tem uma ostomia, é muito fácil dizer que isso é normal, que não deveríamos nos preocupar, etc... mas não é fácil para quem tem isso. O que fazer?

O que eu tenho feito, é o máximo que posso dizer, é que estou parando de encolher a barriga quando sinto o barulho chegando. Estou tentando relaxar quanto a esse dilema e tentando ver esta inconveniência como algo que faz parte da minha natureza, e tentando ver o lado positivo da colostomia: pelo menos meus gases ficam dentro da bolsa e não tem mau cheiro, enquanto de outras pessoas...

3 Comente aqui:

Unknown disse...

Oi Roseane.
Concordo com você.
Gazes incomodam, mas não temos que disfarçar nada.
Temos mesmo é agradecer por poder ouvi los pois assim é minha maneira de sentir que tenho um órgão muito importante, funcionando a todo o vapor.

Alcilene disse...

Querida Ane..Pode incomodar. Pode envergonhar, às vezes. Mas faz parte de seu tratamento. E que vc vai vencer. Com a Glória de Deus.

Eu, sem clone disse...

Você é tão corajosa, Roseane. Que sempre estejas com esse humor para dividir conosco as preocupações com sua saúde. beijo grande