27 de mar de 2008

A divisão das tarefas domésticas aqui em casa

Há tempos que a Evellyn me perguntou como dividíamos as tarefas aqui em casa. Eu comecei um email, mas achei interessante publicar um post sobre o assunto.

Neste link aqui tem algumas fotos do lugar que moramos.
E aqui, a foto do nosso mural de avisos, que fica na cozinha.

Nesse mural, nós colocamos um calendário, um cartãozinho que o Flavio me deu em 2006, escrito "Você não é açaí, mas deixa minha boca roxinha de paixão", uma frase escrito em alemão mais ou menos assim "o trabalho deixa a vida mais doce, eu não gosto de açúcar" e duas tabelas com as divisões de tarefas.

Uma tabela é permanente, com tarefas de segunda a domingo. Nessa tabela tem a lista de tudo o que precisamos fazer durante os 7 dias da semana. Por exemplo: cozinhar, lavar e guardar louça, comprar pão e colocar o lixo pra fora. São as coisas mais essenciais do dia a dia.

Tudo foi divido irmanamente para não sobrecarregar ninguém. Então eu tenho dias para cozinhar, lavar, guardar... Flavio e Leo também, exceto cozinhar, Leo não cozinha.

E cada pessoa gerencia sua própria roupa, em termos de lavar e passar. Ultimamente deixei de passar minhas roupas.

Sexta-feira e domingo são os dias de dondoca que me dei. Não faço absoluntamente nada das tarefas semanais. Os dois também têm seus dias de dondoco.

A outra tabela é trimestral. E tem somente as tarefas do fim de semana. São as tarefas mais pesadas e mais chatas na minha opinião. São: aspirar e passar pano na casa e limpar o banheiro.
Quem aspira não limpa o banheiro, quem limpa o banheiro não passa o pano, e assim por diante.

As duas tabelas funcionam em rodízio e até agora tem dado certo, díria que 97%.
Os 3% que não funcionam muito bem:

1,5% é atribuído ao Leo. Ele sempre tem preguiça de fazer qualquer tipo de tarefa, mas até faz. O problema é que raramente ele faz tudo completo, por exemplo, no dia de lavar a louça, ele nunca deixa a pia totalmente limpa, sempre deixa uma panela ou uma taça ou esquece de limpar a mesa.
Mas talvez eu seja exigente demais....

Os outros 1,5% não funcionam quando eu realmente estou com preguiça. Então se eu deixar de fazer alguma tarefa no final de semana, eles também não fazem. Mas tudo bem...
Nenhum de nós estávamos acostumados com essa rotina doméstica, agora mudamos de vida e temos que nos adaptar a ela.

Ah, as tarefas mais pesadas são feitas uma vez por semana, mas com esses 3% acima de preguiça, a casa pode ficar até 10 dias ou mais sem ser limpa.
Como não temos crianças, e tentamos conservar a casa lima, não tem problema.

5 Comente aqui:

Patricia disse...

Adorei seu blog...

Elaine Pasquim disse...

Gostei!! Quero uma cópia da tabela! Hihihihi! bjs

fofiss disse...

olá...vc pode enviar a lista para meu e-mail? angela_pi_yahoo.com.br
obrigada
angela

Anônimo disse...

põ preciso disso aqui em casa,minhas filhas nau querem fazer nada

Anônimo disse...

Adorei !
Moro com meu irmão (que trabalha e só chega às 18)e meu filho (que estuda o dia inteiro), por isso não querem fazer nada.
Estou fora do mercado de trabalho (desempregada mesmo!) e já não aguento mais esta vida de dona de casa.
Preciso desta lista URGENTE para tentar convencê-los a dividir tarefas.
Help!