12 de mai. de 2008

Valor nutricional da goma de tapioca

A tapioquinha ou beijú é feito com a goma de tapioca.
A análise química SOMENTE da goma de tapioca em 100 gramas:
Energia: 229 calorias
Proteína: 0,20 gramas
Carbohidrato: 54,60 miligrama
Lípideos: 1,10 gramas
Fibra: 0.40 grama
A tapioquinha ou beijú pode ser recheado ou não. Com recheio serão outros valores.
Fonte: Livro Alimentos Regionais Brasileiros.

A tapioquinha ou beijú é uma iguaria dos índios brasileiros. É uma espécie de bolinho preparado com massa de mandioca-puba ou fresca. Pode ser simples ou recheado; seco ou com leite; doce ou salgado; torrado no fogo ou no forno, etc. Os índios, para armazená-lo, lhe dão o formato de um tijolo.” Claudio Fornari.

Informações sobre a mandioca

MANDIOCA
Nome científico: manihot esculenta
Nome popular: aipim, macacxeira, maniva
Origem: América do Sul
A mandioca constituí-se em um dos principais alimentos energéticos utilizados no Brasil.
A fabricação de farinhas são feitas artesanalmente em um lugar chamado: Casa de Farinha .
É muito comum no norte e nordeste do Brasil, a produção envolve a família e até a mesma a comunidade.
É uma fonte de renda, além de contribuir para o próprio consumo na alimentação diária. É uma atividade que congrega homens e mulheres.
Os índios e a mandioca
Os índios foram os primeiros a descobrir como extrair o veneno da mandioca brava e tranformá-la em farinha ou bebidas fermentadas.
Alguns produtos que são extraídos da mandioca:
Da mandioca amarela, também chamada mandioca brava, retiram-se, além da farinha e do tucupi, a tapioca (o caroço) e o polvilho, também chamado, entre nós, de goma, e o cauim (bebida).
Já da macaxeira ou mandioca mansa retiram-se a farinha suruí e o carimã.
A mandioca mansa ou macaxeira é a raíz que comemos muito no Brasil de forma cozida, frita e em preparações como purê e bolos.

3 Comente aqui:

Leonardo B. Decarlo disse...

Olá, Roseane.
Me chamo Leonardo e sou morador do RJ.

Bacana você escrever sobre a tapioca. Eu gosto muito! Minha namorada é Cearense e trouxe aqui pro Rio esse costume. Desde então, compro as gomas e preparo de café da manhã.

Minha dúvida é a seguinte: É mesmo saudável se alimentar de tapioca pela manhã? Eu como purinha com pouca margarina, substituindo pelo pão francês.

Qual é o resultado disso? A tendência é ingerir mais ou menos calorias do que o pão?

Somente para sua referência, tenho 1,88 de altura e peso 86kgs. Sou considerado magro, mas tenho aquela "barriguinha chatinha". Tenho malhado 3x por semana, mas a coluna dói tanto (devo estar todo "encurtado") que estou trocando para natação. De qualquer forma, tenho uma vida esportiva ativa.

Agradeço a atenção e caso tenha algo em que possa ajudá-la, é só falar.


A propósito,
meu e-mail é LBDECARLO@MSN.COM - Se puder enviar a resposta direto para ele, ficarei bem grato.


Leonardo.

Mel disse...

Roseane, uma leitora do meu blog perguntou se é possivel encontrar aqui goma de tapioca para fazer biju aqui na Alemanha. Eu nao sabia responder, vc pode me ajudar? ;)

Boa semana,
Mel

Anônimo disse...

Muito legal você escrever sobre isso. Amo beijú!! Sou cearense, eu como isso praticamente todos os dias a noite. :)