8 de dez de 2013

A necessaire de uma ostomizada

Eu tenho várias necessaires.
Tenho uma para esmaltes, outra para bijou, uma para higiene dentária, uma para maquiagem, e uma para a colostomia.

Fui aconselhada pela enfermeira  a ter sempre uma necessaire com o material básico para usar em uma emergência. Ela me aconselhou levar a necessaire sempre da minha bolsa.

Logo depois que tive alta do hospital, uns 5 dias depois eu fui ao médico para tirar os pontos da cirurgia. Minhas fezes ainda não estavam reguladas, eu tinha bastante diarréia. E lá no consultório médico, precisei trocar a bolsa, e não tinha nenhuma comigo.
Desde desse dia, eu resolvi seguir o conselho da enfermeira.

Comprei uma necessaire só para o material da colostomia. Como eu já estou mais descolada com a colostomia, eu já não levo a necessaire dentro da minha bolsa.
Mas quando eu vou para academia ou quando fico o dia inteiro fora de casa, eu sempre levo.

Durante esses quase 2 anos de colostomizada, eu só troquei a bolsa fora de casa uma vez.
Foi dentro do avião. Estava quase sentando na poltrona, quando minha bolsa abriu e caiu no chão. Foi um mico e tanto, e deve ser assunto para outro post.

Então na minha necessaire, eu tenho:

1 bolsa, 1 placa, e 1 tesourinha exclusiva para cortar a placa,
Gases, sacolinha preta para o lixo, e papel toalha,
Lenço desinfetante de vaso sanitário, lenço desinfetante das mãos, e lencinhos para limpar a barriga (em volta do estoma),
1 liquido para reduzir o odor  dentro da sacolinha preta.
Eu deveria ter a pasta de adesão da placa, mas eu sempre esqueço de colocar, talvez porque nunca precisei.
  Eu tentei esconder a marca dos produtos, afinal não recebo nem um cachê para fazer propaganda deles, mas se alguém quiser saber o nome das marcas, é só deixar o endereço de email que eu conto.

2 Comente aqui:

Michelle Siqueira disse...

Fico feliz de conhecer suas histórias contadas de forma tão descontraída. Tive de ler uns posts para trás para poder ficar mais inteirada sobre colostomia, antes não conhecia. Também faço parte da torcida para que você continue superando a doença e seja ainda mais feliz!

Um abraço,

Michelle

Flavio Valente disse...

Nossa caminhada comum por esta vida tem sido uma aventura maravilhosa. Compartilhar contigo cada dia, nos últimos 13 anos é um contínuo processo de aprendizado de tua leveza e tua forca, e tua habilidade de transformar difíceis desafios em belas experiências de vida. Te amo, e adoro viver contigo. Beijos carinhosos. Flavio