30 de ago. de 2014

Cuidados bucais durante e pós quimo

Vou compartilhar aqui as recomendações que me deram desde 2012, quando comecei a fazer quimioterapia.
É preciso cuidar bem da boca quando se faz quimioterapia.
Acho isso fundamental, pois precisamos no alimentar, e bem! Assim nos dar mais força para poder aguentar toda a carga da quimo e seus efeitos colaterais,e nos ajuda a mantermos mais saudável assim evitando até uma infecção.

E quando aparece algum alteração na mucosa gengival, na língua e nos lábios, lá se vai o prazer de comer. Isso muitas vezes vem acompanhado de dor. Isso não é legal.
Por isso prevenir e cuidar é essencial. 

Evitar afta, boqueira, herpes na boca.
- Após escovar os dentes, lavar a boca com chá de camomila e/ou sálvia.
Fazer isso 3x/dia no mínimo.
Isso me ajuda muita. As vezes é inevitável,a imunidade está baixa, mas tem como aliviar.E lavar a boca com esses chás ajudam muito, previnem as infecções na mucosa bucal, aliviam a dor e aceleram a cicatrização.
Compre uma escova de cerdas macias para não machucar a gengiva.

E para herpes,é melhor usar um loção local recomendada pelo seu/sua médica.

Lábios secos:
Um bom batom ajuda muito, eu adoro batom,e de preferência colorido!

Como estou muito pálida, gosto de usar batons com cores mais vivas, me sinto mais bonita.

Mas os lábios ressecam muito com a quimioterapia. Pelo menos, o meu ressacou.

Então eu usei esse creme abaixo nos lábios,antes de passar batom. Assim os lábios não ficava tão ressecados.

Eu não sou garota propaganda do produto,e nem gosto de fazer isso, mas achei podia facilitar na aquisição do produtos se alguém tiver interesse.
O outro produto,descobri no Museu do Chocolate,em Paris, há uma semana. 
Também não sou paga para fazer a propaganda, mas quero dizer que este produto é muito bom.
Os lábios ficam super macios e com cheirinho e gostinho de cacau e menta. Eu adorei, e recomendo!                                                                
Controlar o paladar é mais difícil. Aquele gosto de metal, as vezes até de areia é ruim demais.
Eu fui aprendendo a partir do meu gosto a fazer algumas coisas que aliviam.
Mas isso, será tema para um próximo post.

4 Comente aqui:

Anônimo disse...

Oi Ro
nao sei se poderá te ajudar, mas quando eu fiz a quimio eu tinha uma vontade gigantesca de comer pratos codimentados e só assim passava o gosto ruim de prego velho.
Eu perguntei pro oncologista se tinha que evitar comida muito temperada e "quente" e ele disse que nao devia exagerar e ir devagar pra ver se meu corpo aguentava, mas do resto que eu devia mandar tudo que quisesse e caisse bem....
Vou te dizer, foi uma fase que só dava comida indiana, tailandesa e brasileira em casa.... tudo com muito tempero e de preferencia "quente"...
Bjs Paula

Unknown disse...

Informações essenciais.

Unknown disse...

Cuidados essenciais, bom saber.

Elaine Pasquim disse...

Algumas pessoas tem mais tolerância a comer frutas depois da quimio... Parece q o gosto delas é menos alterado. Bjs