10 de out. de 2013

Mingau de Banana com Tapioca

Esse negócio de ser expatriada e estudar alimentação escolar brasileira é de abrir o apetite e morrer de saudades. Principalmente nesse outono chuvoso, frio e com o marido viajando há dias.

Para melhorar isto e levantar o astral, eu precisava de algo para confortar minha alma gulosa e corpo cheinho de banzo alimentar brasileiro.

A leitura sobre alimentação escolar nos últimos meses, estava me fazendo salivar por um mingauzinho de banana com tapioca bem gostoso. Que nem aquele que eu tomei em uma escola em Macapá e também um mingau preparado pela Nália que trabalha para a Prof. Ivanilde, vizinha dos meus pais.
Sim, às vezes eu tenho boa memória gastronômica :)

Segunda-feira, depois da minha sessão do avastin, eu saí meio borocoxó de lá da quimiolândia, então resolvi dá uma paradinha no mercantil asiático. Este lugar é paraíso das delícias da Asia e África para quem é expatriada (o). Lá encontro quase tudo que não encontro no supermercado alemão.

Na segunda eu fiz feira: comprei farinha de Gana, chicória de Camboja, manga do Brasil e banana (quase) comprida da Costa Rica.


Cheguei em casa linda e sorridente e com os dedinhos fazendo V.

Finalmente tinha encontrado a banana comprida, quero dizer quase comprida, para matar o meu desejo de tomar mingau de banana com tapioca.
A tapioca eu tenho em casa, made in Amapá.

Mas peraí, eu nunca tinha feito mingau de banana, como iria fazer...o jeito foi consultar a irmã em Belém. Dessa vez nada de google.
Mas devo confessar que não botei fé nos ensinamentos da professora de história. Então consultei o papai.

Ensinamento passado, receita adaptada a La Nutriane, Mingau de Banana com Tapioca feito, voilá!
Só digo uma coisa, ficou de lamber os beiços!

7 Comente aqui:

Michelle Siqueira disse...

Roseane, o assunto comida realmente é animador. Acho que vc acertou em cheio! Eu de vez m quando faço um tutu de feijão em Lisboa. Minha família agora tá misturada, mas meus pais são de Natal e eu não conheço esse mingau, menina... Adoro banana. Adoro falar de comida. Que bom que vc também gosta!

Beijinhos,
Michelle

Rosivone disse...

Hum, hum!!

Allan Robert P. J. disse...

Esses mercadinhos asiáticos são a salvação. Por aqui os grandes supermercados começam a oferecer comida "exótica" e consigo achar manga "via aérea" com sabor de manga.
A senhora tailandesa troca altos papos comigo e pede sempre as receitas.

:)

Flavio Valente disse...

Ficou bom mesmo, provei hoje, o restinho. Flavio

Unknown disse...

Roseane,
mesmo não nos conhecendo sou admirador da sua linda atitude de escrever. Sou de Macapá,moro em Belém e estou sempre aqui bisbilhotando. Adorei o mingau de banana com tapioca da minha terra, como minha mãe fazia. E tudo o que você ensina e me humanizar. Quero dizer que torço MUITO pra continuar lendo aqui. Abraços! E o arrastão do Pavulagem te espera.

Jorge Herberth

Unknown disse...

Ganhei meu dia Jorge Herberth!

Marluce Lima disse...

O mingau tá com uma cara tão boa, quero a receita, o problema é encontrar banana comprida aqui em Floripa. Fazia muitos anos que eu não bisbilhotava, mas esta semana eu vi um programa sobre Munique e eu lembrei de você e resolvi entrar em seu blog e tive uma lição de vida e resignação, Gostaria de aprender a olhar as situações adversas da mesma forma que você. Te desejo saúde e sucesso no seu doutorado. bjs e quando vir a Florianópolis me avisa