25 de abr. de 2011

Pedalar: a liberdade em duas rodas

Eu já falei que adoro andar de bicicleta.Pedalar me faz bem.
Me sinto livre, independente e poderosa.
 E além do mais, faço o meu próprio caminho, isso é liberdade!

Heidelberg oferece excelente condições para ciclistas.
Bicicleta é mais que uma maneira de praticar esporte ou ter um hooby, é um importante meio de transporte.
Tudo é muito bem sinalizado, com direito a sinal de trânsito.
Mas quem tem direito, também tem obrigações, por exemplo:
- Respeitar o semáforo, se a luz tiver vermelha, não avançar;
- Se virar a esquerda, sinalizar antes com o braço indicando o novo caminho (à esquerda);
-Usar a campaínha/buzina  (trim-trim) para alertar alguém que está na frente do caminho, às vezes, é pedrestre andando na faixa de ciclista;
- Usar o farol quando está escuro. Ter o refletor nos pneus também é importante como sinalizador na noite.

Aqui, temos treinamentos para iniciantes na arte de pedalar. Acho isso muito bom e ajuda a evitar acidentes. e gera senso de responsabilidade com a própria pessoa e com as outras também.
Para ser uma ou um bom ciclista, é preciso conhecer o trânsito, pedalar na faixa certa, se proteger e proteger outras pessoas também.

Muitas pessoas, especialmente crianças,  usam capacete. Eu não tenho, mas deveria ter.
Outra boa proteção é uma marcador luminoso na perna ou uma faixa luminosa no casaco. O marcador e a faixa brilham mediante o farol de um carro, de bicicleta ou de outra luz.

Como escrevi acima, aqui bicicleta é um meio de transporte. E como um meio de transporte,temos que obedecer os regras de trânsito. Por exemplo:
- Não pedalar na contra-mão;
- Não pedalar na calçada, exceto em lugares permitidos (indicadas no chão);
- Obedecer o semáforo;
- Não falar ao celular enquanto estiver pedalando.

Desobedecer um dos exemplos acima é considerado infração e pode ser motivo de multa.
Eu já levei 2 broncas, uma, porque estava na contra-mão e outra porque estava pedalando na calçada, quando devia está na rua.

Uma amiga levou bronca de um policial porque o farol da bicicleta dela estava queimado e ela estava pedalando de noite.

Casos que deram multas:
Avançar sinal vermelho.Uma amiga pagou uma multa de quase 50 euros.
E outra amiga pagou uma multa de 25 euros, porque estava pedalando e falando no celular.

Tudo isso pode ser evitado, se obedecermos o trânsito e se pedalamos com cuidado.

Enfim, pedalar é bom e eu gosto!

6 Comente aqui:

Rogério Tomaz Jr. disse...

Que beleza! Quem dera Brasília fosse assim... aproveitem!

Allan Robert P. J. disse...

Por aqui também dá multa pedalar bêbado ou no meio de feiras ou outras aglomerações.

Mi disse...

se eu tivesse mais condiçao fisica, pedalaria mais hehe mas eu pedalo uns 5 min e fico ofegante. claro que no verao vou aproveitar pra ir melhorando essa situacao vergonhosa. bjs!

Luma Rosa disse...

Já fiz um post incentivanod as pessoas a adotarem este meio de transporte, principalmente aqueles que moram em cidades pequenas, mas qual? Muita gente por aqui tem vergonha de andar de bicicleta, só pode!
Boa semana! Beijus,

Ane disse...

Oi Roseane!Menina,o negócio por aqui é andar de moto,são poucos os que usam bicicleta,o que é uma pena...

Celia disse...

Acho tb que andar de bicicleta nos faz sentirmos livres, independentes. Aqui tb é um meio de transporte muito usado agora, quando ficou mais quente.
Tenha um bom fim de semana. Bj