20 de nov. de 2010

Dia da Consciência Negra no Brasil - 20 de novembro

Eu ando bastante ocupada, sem tempo para o blog, mas eu não queria deixar essa data passar em branco, afinal é o dia da consciência negra.

Podemos celebrar a força guerreira de Zumbi dos Palmares, mas infelizmente as disparidades econômicas e socias entre a população branca e negra, ainda é grande no Brasil.
Só para exemplificar isso, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de mulheres e crianças realizada pelo Ministério da Saúde em 2006, publicada em 2008, aponta que:
- dentre as mulheres entrevistadas, as brancas tem 17% mais segurança alimentar que mulheres negras.
- as mulheres negras sofrem mais de insegurança alimentar grave do que as mulheres brancas, cerca de 3.8%.

E tem muito mais diferenças entre pessoas brancas e pretas no Brasil. As desigualdade raciais são enormes.
Então celebramos, mostramos que ainda há muitas diferenças, desigualdes  e racismo, e continuamos na luta por um Brasil melhor.

Eu vou finalizar meu post com o vídeo da campanha "Onde você guarda o seu racismo?" para quem veio até aqui possa refletir sobre esse tema.

5 Comente aqui:

Anônimo disse...

Espetacular esse post amiga!
O racismo existe e é ainda forte na sua inconsistencia e incoerencia. Não tem um pingo de logica nem cientifica, nem de jeito nenhum. Nós brasileiros somos todos bem pretos no nosso DNA e as aparencias sao apenas aparencias. E deviamos mais é nos orgulhar de nossa negritude. Por que além de tudo o mais, contém uma historia linda de superaçao. O que os brancos fizeram com os negros foi um crime horrivel. Existe um atrazo historico por causa disso, como diz o lindo Will ( Smith) e é preciso correr atras do prejuizo sim, em termos de cultura, Educação, fortuna, status social. (Coisas que parecem sem importancia mas sao marcas de igualdade.) E por isso tb existe uma historia de perdão ai, e de superaçao desse atrazo que tem um valor incrivel e é um exemplo para toda a humanidade, seja ela de que cor pense que é.
Beijos querida,
Cam

Luma Rosa disse...

Estamos caminhando e as diferenças estão diminuindo. Sempre fomos atrasados, primeiro em aderir a abolição da escravatura e depois em reconhecer a igualdade!
Roseane, me preocupo muito com o momento atual em nosso país, onde os jovens estão cada vez mais intolerantes e preconceituosos. Passou da hora de acontecer uma "virada familiar", onde as famílias tenham mais consciência e valorize mais o diálogo.
Boa semana! Beijus,

Anônimo disse...

CAMINHAMOS E VAMOS CHEGAR LÁ

Ano passado, eu fiz as fotos do Dia da Cosnciencia Negra na serra da Barriga..Foi uj dos mometnos mais lindos que vivi como fotógrafa e cidada.
http://graceolsson.com/blog/2010/01/2011-dia-da-consciencia-negra-viva-zumbi/

beijos e dias felizes!


Olha, Roseane:já estou com a documentacao pronta apra tentar a vaga do que falei contigo por email..bjs e dias felzies

Jannine disse...

Eu não preciso dizer que o post está maravilhoso, vc sabe que está mesmo e que acho importante que existam pessoas assim como vc, amiga!
Olha na internet do Brasil os maiores reconceitos nesta ordem são contra: os gays, nordestinos e negros, que coisa triste...
Beijos Ro, te adoro.

Anônimo disse...

Oie, vi sua foto noblog da Jan e nao resisti a vir ver se tem um post novo. Aguardo!!! Seus post sao tao bacanas!
Boa semana amiga!
Cam