2 de set. de 2010

Eleições e voto no exterior

Dia 03 de outubro teremos eleições no Brasil.
Dia 31.10, se houver segundo turno, teremos eleição novamente.
E nós, brasucas morando no exterior podemos exercer nossa cidadania brasileira por meio do voto.
Podemos votar para presidente(a) do Brasil. Isso é uma maravilha, não é mesmo?
São mais de 200 mil pessoas que cadastraram o título no exterior, ou seja mais de 200 mil pessoas que vão poder votar para presidência da república.

Eu transferi meu título no inicio de 2007, assim que tive certeza que mudaríamos para Alemanha. Consciente dos meus direitos deveres, e, sabedora das eleições em 2010, não abri mão da transferência. Embora com algumas decepções políticas, faço questão de votar para presidência do Brasil.

Em Heidelberg não tem seção para votar, então terei que ir para Munique. Como a eleição cairá em um domingo, acho que será uma boa oportunidade para passar o final de semana nesta cidade.

Ninguém é obrigado(a) a votar se estiver no exterior, no entanto, justificar a ausência nas urnas é obrigatória.

Informações sobre o voto no exterior:

Votação no exterior. Síte do Tribunal Superior Eleitoral:
http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/votacao_exterior.htm

Justificativa de voto:
Quem se cadastrou no exterior para exercer a cidadania por meio do voto para presidência da república e se por alguma razão não conseguir votar, poderá justificar a ausência.
Informações sobre isso, aqui neste link.
 A justificativa pela ausência nas urnas é muito importante, quem não justificar sofrerá penalidades, entre uma delas, é não obter passaporte ou carteira de identidade.
Informações completas aqui.

Representações do Brasil no exterior
Neste síte você pode encontrar a lista de cidades no exterior em que temos representação brasileira.
Como já disse, na minha cidade, Heidelberg, não tem representação, mas a região onde ela esta localizada tem representação em Munique e é para lá que eu vou.

Tudo sobre como votar no exterior
Este é o síte mais completo. Tem muitas informações úteis, desde a transferência de título para o exterior até cancelamento da inscrição eleitoral.
http://www.tre-df.gov.br/default/atend_eleitor/info_eleitor_exterior.jsp

Prazo para providências de 2ª via do título:
Se você precisa fazer segunda via do seu título e está no exterior, corra que ainda dá tempo, o prazo encerra no dia 23.09.2010.
Aqui tem informações.


Documentos necessário para votar:
O título e outro documento com foto, que pode ser:
a) Carteira de identidade ou documento equivalente;
b) Carteira de trabalho;
c) Carteira de habilitação com foto;
d) Passaporte;
e) Certificado de reservista.
Mais informações aqui

Se você tiver outras informações para acrescentar, fique à vontade.
:)

6 Comente aqui:

Allan Robert P. J. disse...

A única coisa que me chateia nas eleições - no Brasil E na Itália) é que nos últimos anos tenho sempre que escolher o menos pior. :(

Sobre seu comentário no post do fim do petróleo, tenho a dizer: sei que em todo lugar do mundo a produção de veículos gera receita (sob forma de impostos) e renda, não só da parte de quem produz ou dos empregos diretos, mas também através de toda uma rede indireta que vive graças ao transporte provado, como postos de gasolina, etc. O desafio é repensar tudo isso de modo a absorver com outras novas atividades, assim como aconteceu com os muitos construtores de carroças quando elas deixaram de ser fabricadas. E não pense que na Europa seja muito diferente, pois apesar das cidades europeias serm menores, existem as frações - partes da cidade destacadas - servidas por ônibus que começam a rodar tarde e terminam cedo. Ir para a escola só de carro. Enfim, o convite e buscar soluções.

:)

Mi disse...

Ro, eu tenho uma duvida, eu transferi meu titulo pra Alemanha em Berlin. Vc sabe se eu posso votar aqui em Munique tb?? Que eu saiba sim, pq é a mesma "zona eleitoral". Bom, senao eu tenho que perguntar aqui no consulado.

Ah, e quando vc vier aqui votar, vamos nos encontrar!!! =) So nao ofereco estadia pq ja vamos ter visita nesse fim de semana, mas vai ser um fim de semana com oktoberfest ;) hehe entao a gente pode dar uma esticadinha, depois de ter cumprido o dever de cidadao ;) bjs!

Anônimo disse...

Super importante mesmo exercer a cidadania. E voce esta exercendo a plenos pulmoes, por que ainda coloca aqui no blog para conscientizar as pessoas a votarem tb. É bem importante isso por que o dia do voto é o dia do voto, mas a pessoa tem um tempo para justificar, se nao me engano. Dai a empurrar com a barriga e nao participar, é um passo.
Beijos Roseane e parabens pelo seu post cidadão!
By the way- vou votar na Marina e voce, vota em quem?( Minha campanha é: vote em quem voce acha que deve e nao em quem esta ganhando. Eleiçao nao é partida de futebol. Se a gente vota no candidato que acredita ele se fortalece para proximas eleiçoes)

Sandra disse...

Muito bem cidadã brasileira, seu post está ótimo, com informações importantes, inclusive quero ratificar que nessas eleições será necessário além do título de eleitor, a apresentação de um documento com foto, como os que vc cita, ou seja, o título e um documento com foto, por isso quem quiser votar e perdeu ou não sabe onde está o título, terá somente até o dia 23.09(5ª-feira) para emissão de segunda via. Nem posso imaginar como é votar no exterior, deve ser um pouco sem graça, pelo fato de não presenciar a festa que fica o Brasil neste dia, mas o importante é que se pode votar para Presidente. Será a segunda vez que vou trabalhar nas eleições como voluntária e parece que um bichinho morde a gente, pq a gente fica ansioso pra chegar o dia e ver o "circo pegar fogo", é uma experiência única.

Luma Rosa disse...

Como cidadão brasileiro morando no exterior, encaro o ato de votar, um gesto de patriotismo. E fico muito chateada quando leio em blogues de brasileiros no exterior, dizendo que não votam porque não vivem mais no país e não terão benefício algum, seja qual for o candidato. Juro que quase respondi mal educada, mas me contive, cada um, cada um. Renegar a origem é inadimissível!! Bom fim de semana! Beijus,

Sandra disse...

É isso aí Luma, pena que alguns não dão valor ao que tem, quantos cidadãos no mundo gostariam de estar em nosso lugar e não podem...