13 de fev. de 2010

Berliner ou sonhos no carnaval - voilá!!!

É carnaval e eu só ontem me dei conta!

Ontem eu encontrei por acaso uma conhecida (alemã) na rua. Quando ela me viu abriu um sorrisão e disse:

"Que bom que eu te encontrei, pois tenho uma pergunta. Eu vi uma reportagem sobre o carnaval no Brasil, mas eles não falaram sobre a comida nesses dias. Qual é a comida típica durante o carnaval?"

Confesso que a pergunta sobre comida me pegou de supetão, já tava esperando outro tipo de curiosidade sobre a folia Brasileira.
Demorei para responder...o pior não conseguia lembrar de nada...a não ser de caldo de mocotó para curar a ressaca e/ou dar mais energia para aguentar 4 ou 5 noites de folia.

Então ela me disse que fazia questão de  mostrar uma comida típica do carnaval aqui na Alemanha. E nós fomos até uma padaria e ela pediu 2 berliners e me explicou algumas coisas que eu achei bem interessante por isso vou tentar compartilhar aqui.

Para começar, Berliner é uma massa frita recheada com geléia e polvilhada com açúcar confeiteiro. No Brasil nós chamamos de sonho, geralmente recheado com doce de leite ou creme de baunilha ou outro tipo de recheio. E é uma delícia, tanto no Brasil como aqui.

Ela me disse que na Polônia. @s poloneses têm o hábito de comer o Berliner, na quinta-feira que antecede o carnaval. E que a tradição diz que o Berliner deve ser preparado em casa e compartilhado com toda a família. É um ritual. A família se reune na casa de alguém e todo mundo come os Berliners com chá ou café.

Na Alemanha, a tradição manda que as pessoas comam os Berliners na semana antes, durante e depois do carnaval. Pelo que entendi não existe um ritual como na Polônia. E não é obrigatório que a massa seja feita em casa, afinal Berliner é típico da Alemanha e tem em toda padaria.

Apesar de ter comido o Berliner com ela, não entrei no clima carnavalesco.
Deve ser o frio. A temperatura nesses últimos dias continua abaixo de zero. Enquanto no Brasil...o clima tá pegando fogo!!!

10 Comente aqui:

Fernanda disse...

Rô, pela descrição deve ser o nosso equivalente "bola de Berlim", recheado de creme e por fora envolvido em açúcar. Já tive uma paixão por esse bolo, quando tinha uns 14 anos, comia todos os dias, rssss...
Em Portugal comemos cozido à portuguesa, tradicionalmente, na 3ª feira. Cá em casa, não, pois evitamos carne de porco.

Realmente está muito frio, e Carnaval combina apenas com calor! Dizem que amanhã vai chover, portanto isso estragará ainda mais a festa dos foliões. Sinceramente, para mim é-me indiferente, pois não comemoro.

Bom fim de semana.
Beijos

Milton T disse...

Para mim é feijoada e hoje, mesmo com 30 graus de temperatura, fui num bar e comi com caldo de feijão , torresmo, mandioca frita, bisteca chopp e batida de limão
mas comedia um sonho desses para emendar
bom fim de semana Roseane
bj

Lislene Neri disse...

Oi Anne! Minha família que mora em Santana e gosta muito de carnaval diz que a comida típica é realmente o caldo, um poderoso caldo que por sinal é saboreado durante todo o período de carnaval. Pensa num panelão!!!!!!!!bjs

Mi disse...

Oi Ro! O Berliner em si nao é tipico de carnaval ;) Mas sim as variacoes que eles fazem especialmente pro carnaval...eles sao mais decorados, tem outros recheios e geralmente sao beeem mais doces =) aqui na baviera entao tem milhares de sabores e enfeites. bjs!

Zany disse...

A turma que se reune à sombra dos jambeiros pra tirar a ressaca da folia, degusta aquela mugica de camarão ou ainda o caldo de mocotó mesmo. Claro que não pode faltar o camarão no bafo, nem o peixe assado na brasa. Eu, particularmente, só participo do baile dos lençõis,regado a pipoca e refri ou café. Bjs!!

Marcos Santos disse...

Oi Ro
Saudade...
Hoje está fazendo muito calor por aqui. A Denise foi sozinha à praia e eu fiquei com o Pedro em casa. Tenho tido vontade de ir naquele restaurante que nós fomos, mas anda tudo muito cheio "praquelas" bandas. O lugar é lindo, mas não compensa ficar engarrafado pra chegar lá e não ter lugar pra sentar.

Sobre o post, sabe que está cada vez mais difícil encontrar um sonho decente por aqui? O tal do brownie tomou conta dos espaços de delícias. Aquela pilha de sonhos da foto é coisa do passado. Talvez em São Paulo ainda tenha, mas aqui...só brownie.

Beijo em você e abraço no Flávio.

Anônimo disse...

oBA, TAMBEM QUERO BERLINERS!!!Manda a receita,parece bom. Parace daquele lugarque faz aquelas rosquinhas ( esqueci o nome, mas nao é sonho nao)
Beijos,
Cam

Celia disse...

Oi Ro, parece bem gostoso o biscoito. Eu tb nao entrei em clima de carnaval, mesmo pq aqui nem se fala. Eu tinha até esquecido.
Bj pra vc.

Unknown disse...

Oi Rô! Primeiramente, obrigada pela visita ao meu blog! Espero que tenha gostado e volte sempre que quiser! Nunca tinha pensado em comida típica de carnaval aqui no Brasil. Se fosse bebida, eu pensava em várias! Hahahahaha! Bom,fiquei com vontade de comer um berliner, hehehe beijossss

Eu, sem clone disse...

Oi Ro! Como vai? Voce acertou com o caldo de mocoto. Mas nao temos mesmo nada de especial. Tem gente que so come tiragosto com cerveja, ahahah'! Estarei chegando na Franca em marco. Como somos vizinhas aqui no Brasil, queria perguntar se vc vai precisar de alguma coisa leve (eheheh) da casa de seus pais. Se quiser, posso ir la com eles dar o recado.