10 de abr. de 2009

Páscoa e lembranças da minha infância

"Os termos "Easter" e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach(páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o historiador inglês do século VII, Beda."Fonte: Wikipédia.

Aconteceu uma coisa aqui em casa que me fez viajar ao passado.
Fui criada na religião católica.
Quando eu era criança, na sexta-feira santa, a gente não podia fazer barulho. Não podia trabalhar, não podia brincar, não podia escutar música, não podia um montão de coisas, mas o melhor NÃO PODIA, era que não podíamos apanhar e nem levar esculhambação.

Então na sexta-feira santa, a gente podia aprontar um pouco, porque sabia que não teria castigo e nem peia.
Em uma família de 6 crianças e mais agregados, era bem difícil manter a tranquilidade da sexta-feira santa, pois sempre havia uma briguinha entre meus irmãos.

Meu pais, muito católicos, só cravavam aquele olhar daqueles de derrubar avião e diziam: "deixa está que amanhã vocês vão romper a aleluia é debaixo do cinturão".

O dia de romper aleluia era no sábado, dia permitido para se esbaldar, cair na folia, escutar música e também entrar na peia, no castigo, fazer os serviços domésticos, etc.
Acho que hoje em dia não tem mais isso.

Mas voltando ao assunto inicial, o que aconteceu aqui em que me fez lembrar da minha infância foi:
Meu enteado que voltou a morar conosco aqui na Alemanha, comeu na calada da noite 2 ovinhos que eu tinha comprado para dar de presente aos filhos de uma amiga.
Quando eu acordei hoje e não vi os ovos, não falei nada, não fiz nada, afinal é sexta-feira santa e logo lembrei da minha infância... ah seu eu pudesse dá uma peia nesse moleque no sábado da aleluia.
Peia eu não dou, mas que ele vai ouvir, isso vai.

Boa páscoa para vocês!!!

3 Comente aqui:

Rosivone disse...

Aqui em Belém tem a tradição de malhar o Judas no sábado! E haja peia!

Anônimo disse...

Muito legal. Beijo katia

Anônimo disse...

Que post delicoso!Fez-me lembrar também da minha infância...
No final, dei risadas com a história dos ovos. :D
Feliz Páscoa, Ro querida!
Beijocas,
Claudia