9 de dez. de 2008

Doce de tomate

A Marcia do blog Farinha com Rapadura, sempre me deu altas e boas dicas, desde que eu morava em Brasília.
No post sobre o Tomate, ela comentou do doce de tomate, feito com tomates colhidos por ela mesma.

Eu nunca tinha imaginado que se fazia doce de tomate, por isso logo pedi a receita e qualquer dia eu vou tentar fazer.
Parece bem fácil, vejam:
DOCE DE TOMATE
1- Você pela os tomates, corta e tira o miolo.
2- O miolo você poe para escorrer numa peneira, pois vc vai querer aquele caldinho, mas não as sementes
3- Daí vc usa mais ou menos 800 g de acúcar para 1 kg de tomate, paus de canela, 2 ou 3 cravos
4- O segredo é cozer os tomates, sem água, sem nada, por uns 10 minutos, tirar do fogo, deixar esfriar um pouco, misturar com os outros ingredientes.
E aqui vc pode resolver se quer com pedacos ou homogeneo (é só usar um mixer/liquidificador)
5- Ferver, depois colocar em vidros esterelizados

1,5 kg, dá quase 1 kg de tomate sem pele e sem sementes

"eu fiz com tomates verdes e coloquei coco, ao invés de acúcar normal, usei aquele açúcar de fazer geleia (Gelierzucker), mas o para diabetico, com frutose, sem adocante. Usei 1,5 kg de tomates verdes e 200 g de coco verde, que eu comprei congelado, descongelei e bati no liquidificador com alguns tomates, pois eu gosto dele com pedacinhos" Marcia

Não parece delicioso?
Se alguém fizer o doce avisa a gente tá?

0 Comente aqui: