12 de mai. de 2008

Tapioquinha ou beijú, voilá

Prepare o seu fogão
Pro post

Que a Ro vai falar

Eu venho lá do Japão

Eu venho lá do Japão
Eu venho lá do Japão
E posso não tapiocar

Para fazermos nossa tapioquinha dominical, compramos a goma em uma loja asiática. O nome é FARINE DE TAPIOCA ou TAPIOCA STARCH.

O passo a passo é feito por imagens, não tem quantidades exatas, é tudo na base do olhometro e da experiência.

As primeiras tapioquinhas não obtiveram o sucesso que elas tem hoje aqui em casa.

Quem quiser a receita, com quantidades mais exatas eu recomendo olhar este link. Tá tudo bem explicadinho e com fotos também.

Quem faz a tapioquinha aqui em casa é o meu marido.
Eu sei fazer, mas não com essa farinha.
Então vamos lá, passo a passo.

1- Corta-se o pacote de tapioca e derrama metade em uma tigela. Acrescenta água para umidecer.
2- Mexe e vai acrescentando aos pouquinhos um pouco mais de farinha. A goma precisa ficar úmida, nem seca, nem molhada.
Aí vai no olhometro e no toque para sentir o ponto certo da umidade. Fica uns caroços um pouco grandes.

3- Passe-se a goma pelo crivo para ficar mais fina. Se os caroços ficarem grudando é porque ainda está molhada e então tem que acrescentar mais farinha de tapioca.

4- Esquenta uma frigideira e vai derramando a farinha, até parecer uma panqueca.

5- Quando ela estiver grudadinha e soltando da frigedeira, vira-se o lado e deixa alguns segundos.

Se quiser recheiar, fica a vontade.
Nós colocamos queijo. Mas já fizemos com nutela e coco.
Mas vale tudo o que a vontade manda.

6- Depois do queijo colocado apenas na metade da tapioquinha, vira-se a outra parte e espera mais um pouco para o queijo derreter.
Quando está pronta, colocamos no prato e passamos manteiga.

E voilá, bom apetite!!!


0 Comente aqui: