30 de nov. de 2008
Creme de Tomate, comidinha típica de Córdoba
Salmorejo, é sopa ou um creme feito com tomate, pão, alho, azeite e decorado com bacon picado e ovo cozido é o prato típico daqui.
É uma recomedaÇão de morador@s a tod@s turistas. Está presente nos livros, guias e em todos os restaurantes e bares que servem a comida local
Eu provei hoje e não achei grandes coisas.
Esqueci de bater a foto do Salmorejo, mas peguei esta na internet.
Quando eu voltar para Heidelberg, eu falarei mais sobre esta linda cidade e compartilharei fotos.
Bom domingo!!!
28 de nov. de 2008
Estou em Córdoba
Depois que ele me disse o nome da cidade, Córdoba, eu escrevi para Nora, que foi a noiva da minha festa junina (lembram?). Eu já tinha lido alguma coisa no blog dela sobre a cidade.
Nora me deu ótimas dicas sobre a cidade e o que fazer aqui.
Estou super impressionada com a cidade. É linda!!!
Acordamos 3:30 hs da manhä e fomos para o aeroporto em Frankfurt. Chegamos em Madri às 10 e pegamos o trem das 12:30 hs para Córdoba. Chegamos aqui 2:30 da tarde. Apesar do cansaco, só deixamos as malas no hotel e fomos passear um pouco. Aproveitar o dia.
Flavio vai passar os próximos dois dias trabalhando e näo terá tempo para os passeios.
Algumas fotos
Córdoba, Espanha |
26 de nov. de 2008
Tomantina de Buñol
Durante a festa, a população desta pequena vila mediterrãnea quadriplica e participam da Tomatina em torno de 38.000 pessoas, dentre moradores da cidade e turistas de todas as regiões do mundo.
A origem do festival vem de uma brincadeira de crianças, quando algumas crianças usaram seus almoços para guerrear na praça da cidade.Aqui neste link tem a informação completa sobre essa festa popular na Espanha.
Não gostei nem um pouco dessa brincadeira. Mas o que é de gosto regala a vida, fazer o quê?!!!
Mudando de assunto, mas não tanto...
Eu já estou de mala pronta para ir amanhã cedo bem ali, na Espanha, mas não irei para Buñol, vou em outra direção, depois eu conto.
Volto já.
25 de nov. de 2008
O tomate, voilá
Os tomates são denominados de acordo com o seu formato, por exemplo:
- Santa Cruz, é de formato oblongo;
- Caqui e ou saladete, formato redondo;
- Italiano, formato oblongo e alongado;
- Cereja, é um míni-tomate reondo ou ablongo.
Para mim, todos são deliciosos! Todos os tipo são muito utilizados em saladas e o italiano é considerado ideal para fazer o molho de tomate.
Valor Nutricional
O tomate é muito bom e saudável:
- tem baixa concentração de sódio, contém pouquíssima gordura saturada e colesterol.
- boa fonte de vitamina A, C, E, K, B6, tiamina, niacina, folato, magnésio, fósforo, potássio e fibras.
O efeito antioxidante do licopeneno reduz a presença de radicais livre, protegendo as células de oxidação. Estudos demonstram que alimentos que contém licopeno, como o tomate (goiaba, melância, e outros) reduzem o risco de câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo uterino, da pele, dos pulmões e principalmente de doenças cardiovasculares e do câncer de próstata.
23 de nov. de 2008
Retratos de um final de semana
Bolo de limão e baunilha, recheado com doce-de-leite e coberto com masmellow, uma fatia fina, 580 calorias.
Acordei no sábado e vi o quintal coberto por flocos de gelo, quase neve.
Domingo teve concerto de violão com um grupo de brasileiros que estavam em uma turné na Alemanha e o encerramento foi em Heidelberg.
No concerto teve chorinho e "CARINHOSO" tocado duas vezes, provocando arrepio e lágrimas em muitas pessoas.
A gente tava quase saindo do prédio, quando 3 jovens músicos passaram pela gente correndo e foram ver neve pela primeira vez.
Não preciso nem dizer que a virou uma farra brasuca, com bolas de neve sendo jogadas uns contra os outros.
Quem disse que felicidade não se compra só podia está mal nutrido ou não era expatriado.
Clique em cima das fotos para ver a tabela completa.
22 de nov. de 2008
Respeitável público...
E eu vou pedir a paciência de vocês, pois acho que vou passar dias e dias falando do tomate.
O tomate e a minha estória...
Todas as vezes que eu corto tomate para fazer salada eu lembro do dia que fiz salada na casa dos meus pais, em Macapá.
Na casa dos meus pais eu sempre tirei bons proveitos de ser a caçula ou a "queridinha" e quase não faço as tarefas domésticas.
Um dia fiz a minha simples e humilde salada de alface e tomate e coloquei na mesa.
Minha mãe, muito orgulhosa, logo falou para que todas as pessoas que estavam sentadas ficassem sabendo: a Ane fez a salada!!!
Ane, é meu apelido familiar desde que criança.
Eu tive que aguentar os risinhos e olhares irônicos da minha irmã e do meu irmão, como quem diz "só isso?!" ou "e daí? mais que obrigação" ou ainda, "será que foi ela mesmo que fez?"
Aí meu pai fala: mas o tomate tá com semente. Isso não faz mal para a saúde?
Eu fiquei muito surpresa com a pergunta e, confesso que naquele momento, achei bem absurda.E disse: Não pai, não faz mal não. Todo mundo pode comer, que não faz mal. Eu sempre comi e gosto. Só faz mal quando a pessoa tem alguma intolerância ou doença, por exemplo gota ou cálculo renal. Mas isso depende também do tipo de cálculo.
Então a minha palavra foi o aval para que todos comesse minha salada de alface e tomates com sementes.
Desde então, toda vez que corto o tomate para colocar na salada, lembro do meu pai e o medo, preconceito ou tabu alimentar que ele tinha em comer tomate com semente.
Aí eu fico me perguntando se existem outras pessoas que têm esse medo, tabu ou preconceito alimentar?
A partir de hoje eu falar bastante sobre o tomate, por favor tenham paciência.
20 de nov. de 2008
Dia da consciência negra no Brasil - 20.11
Imagine os desafios de um conselho que tem por objetivo propor políticas de segurança alimentar e nutricional para a população brasileira respeitando toda a nossa diversidade e as diferenças de gênero, raça e etnia?
Leia o artigo na íntegra aqui
Entrevista com Ana Lúcia Pereira, socióloga e professora universitária, figura atuante em organizações que lutam pelos direitos humanos dos negros e de todos.
"Infelizmente, não há nenhum espaço social no Brasil, livre de racismo"
A entrevista pode ser lida neste link:
http://neafroucb.webnode.com/news/neafro-entrevista-ana-lucia-pereira/
Amor nos tempos da guerra
Uma exposição no Museu Holandês da Libertação, em Groesbeek, mostra que o amor sempre venceu obstáculos. A exposição aborda o tema das relações amorosas entre prisioneiros em campos de concentração ou entre ocupadores e ocupados, como no caso entre alemães e holandeses durante a Segunda Guerra Mundial. A Holanda foi ocupada até 1945 pelos nazistas.
Lilly van Angeren nasceu na Alemanha, mas esqueceu o idioma do país. Como membro da etnia sinto, ela foi deportada em 1943 para o campo de concentração Ausschwitz-Birkenau, onde se apaixonou por um companheiro de prisão – um jovem estudante de Medicina de Varsóvia, louro, de olhos azuis.Ele se chamava Zbyszek e falava alemão. Lilly o chamava de "anjo" e ele a apelidou de "Lillyzinha". Van Angeren comenta que "frio na barriga" acontece até num dos lugares mais terríveis do mundo.Sempre que possível, os amantes se encontravam num lugar secreto, um banco atrás das barracas.
"De lá, podia-se ver o crematório, mas nós fechávamos os olhos ou só os tínhamos para nós, então não víamos aquilo. Enquanto nos beijávamos apaixonadamente, as chamas subiam metros de altura em direção ao céu.
Van Angeren está convencida de que só sobreviveu graças ao "anjo", pois o amor a fortaleceu. "Cabeça para cima", seu namorado costumava lhe dizer. Por um ano, eles se consolaram e se apoiaram mutuamente, até serem, um dia, separados.
Reencontro após 60 anosLilly van Angeren não conseguiu casar-se com seu "anjo". Depois da guerra, ela o procurou em vão por dois anos. Foi quando decidiu levar sua vida para frente, casou-se com um holandês e teve quatro filhos. Foram seus netos que, 60 anos mais tarde, conseguiram reencontrar Zbyszek. Um programa de televisão o localizou na Austrália, onde ele também havia criado uma família. Assim como Van Angeren, ele também desistiu, após longa busca, de procurar a ex-namorada.
Hoje, os dois trocam cartas e fotos de filhos e netos. Algumas vezes, Van Angeren lamenta o fato de terem se reencontrado somente após terem construído uma nova vida. Mas, explica ela, isto é o destino – e o destino não tem resposta para tudo. "O destino é mudo", conclui.
A Exposição Amor em tempos de guerra pode ser vista até setembro de 2009 no Museu Holandês da Libertação em Groesbeek.
18 de nov. de 2008
Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres
Uma entre três mulheres pode ter sido agredida física ou moralmente em suas vidas. Impressionante, não é? Mas o que é mais triste é saber que a maioria dessas mulheres não denuncia as agressões por vergonha ou por medo de sofrer ainda mais violência.
Una-se a nós no combate a violência contra as mulheres incluindo o seu nome na lista de assinaturas. Sua atitude faz a diferença! Comprometa-se
Acesse: www.homenspelofimda
16 de nov. de 2008
As crianças na Casa Branca - USA
Achei a informação tão interessante que resolvi compartilhar aqui.
É um pouco da uma recuperação da história política dos Estados Unidos mas olhandopara a vida cotidiana e familiar dos homens que ocuparam a presidência desse país.
1861 -1865
Abraham Lincoln com o filho Tad, aos sete anos. O garoto era fascinado pelos soldados que guardavam a residência oficial.
1893-1897
Esther, no colo da mãe, foi a única bebê a nascer na Casa Branca, no segundo mandato do pai, Grover Cleveland.
1901-1909
O presidente Teddy Roosevelt, com a mulher Edith, e os seis filhos do casal.
"Não acredito que nenhuma família tenha se divertido tanto na Casa Branca quanto a nós", disse anos depois Roosevelt.
1961-1963
No Salão Oval, o presidente John Kennedy lê documentos em noite de 1963, enquanto seu filho John-John brnca embaixo de escrivaninha histórica. O garoto chamava o espaço de "minha casa.
1977-1981
Rosalynn e o presidente Jimmy Carter, com a filha Amy. Ela era uma garota s[eria, que gostava de ler e chegou a dizer ao pai que o controle de armas nucleares era o problema mais grave do país.
As meninas, Malia e Sasha vão morar lá a partir de janeiro de 2009.
14 de nov. de 2008
Hora Mundial
13 de nov. de 2008
Brasil e Alemanha
Uma de suas principais atividades consiste na organização todo ano de um seminário.
educação
saúde
gênero
sustentabilidade ecológica, Transposição do Rio Sao Francisco
racismo
Fome zero
Espera-se que @s palestrantes façam um balanço dos 6 anos do geverno Lula, considerando os aspectos seguintes
- o discurso oficial do governo
- as políticas públicas na prática
- o papel da sociedade civil
- o balanço em termos gerais, indicando eventos, datas e dados significativas
Então, mesmo para você que não está na Alemanha, você acha esse assunto interessante? O que você pensa sobre eventos como este para quem está longe da pátria?
Querendo a programação completa é só ir no desenho aí em cima no lado direito.
12 de nov. de 2008
Variedades e Curiosidades
É que eu sou uma pessoa de muitas pavulagens :) !!! E eu gosto de contar causos, divulgar minhas bandeiras(comidas, causas sociais, viagens...), interagir e fazer amizades.
Quando eu acordei, pensei em várias coisas para postar...resolvi colocar tudo em um só post.
As línguas mais faladas no mundo
Você sabe qual é a língua mais falado no mundo? Qual é o ranking da língua portuguesa?
Mandarim (China) é a língua mais falada. São mais de 873 milhões de pessoas no mundo que falam mandarim.
Em segundo lugar, vem o espanhol com mais 322 milhões de pessoas,
Terceiro o inglês, mais de 309 milhões
Quarto o hindú, mais de 180 milhões
Quinto o português, com mais de 177 milhões de pessoas.
A língua alemã fica em 9º lugar, com mais de 95 milhões de pessoas.
Aqui tem mais detalhes.
Comentando comentários...
Alguns posts tem rendidos ótimos comentários. Algumas vezes eu respondo no blog da pessoa ou por email.
Mas eu não sei se as pessoas preferem dessa forma ou se gostariam de ler meus comentários em um novo post ou na janelinha de comentários.
Sinceramente eu prefiro comentar no blog alheio ou por email. Pois acho que já tem muito blog para visitar e comentar, então me pergunto se alguém volta no blog, no mesmo post para ler o comentário sobre comentários?
A questão é que o tempo é curto demais para a blogosfera.
Mas isso é uma questão de gosto e gosto não se discute.
Por isso vou fazer uma enquete sobre essa questão de comentar comentário.
E por falar em enquete...
Alguém lembra da minha última enquete Café ou tomate? O resultado ficou empatado.
Eu e mais algumas pessoas não esquecemos. Por isso já tô engatinhando um post para falar sobre um desses alimentos e contar a minha estória.
O resultado dessa enquete ficou empatado.
Então eu tive que optar para falar primeiro sobre o....
11 de nov. de 2008
A causa e/ou o pertencimento brasileiro?
Quando falo escrevo sobre os Guarani Kaiowá, sobre notícias no Brasil e mais recente sobre esse evento aqui na Alemanha, me pergunto:
Será que meu coração ainda vive no Brasil?
Ou será o banzo "que me devora o coração"?
Ou se é a causa que eu vou sempre carregar na minha bolsa por onde eu for?
Realmente não sei.
A única coisa que sei é que minha vida aqui, ainda é muito brasileira.
Um exemplo disso é que ainda não substituir o arroz pela batata :)!
Eu vou participar deste evento em Nordwalde e gostaria muito de encontrar brasileir@s que estão pelo mundo afora lá.
Eu acho que vai ser muito legal e pra mim, tem um sabor muito especial:
- Participei do planejamento do evento.
- E vou ser moderadora de um fórum chamado "racismo".
Foi um trabalho que se aproximou um pouco do que eu fazia no Brasil e isso me fez me sentir útil e viva.
Talvez só quem é expatriada entenda esse sentimento.
Detalhe: não ganhei nada por isso, foi tudo voluntário e expontâneo.
10 de nov. de 2008
Brasil na Alemanha - Evento
Para quem mora na Alemanha é mais fácil de participar.
Para quem não mora fica aqui, fica mais díficil.
Fica aqui o convite para todo mundo. E quem quiser participar fica a vontade.
Runder Tisch Brasilien -vom 12. bis 14. Dezember 2008
Nordwalde bei Münster
Mesa Redonda Brasil - De 12 à 14 de Dezembro de 2008
Nordwalde bei Münster
Inscrições até 16 de Novembro na KoBra – Kooperation Brasilien e.V.
http://www.kooperation-brasilien.org/
8 de nov. de 2008
Para quem é de leão, áries e libra
Você foi assaltado e o leonino.... 'Vou pegar esse fdp!'... e sai correndo atrás do ladrão.
Quantos leoninos são necessários para trocar uma lâmpada? Um leonino não troca lâmpadas, a não ser que ele segure a lâmpada e o mundo gire em torno dele.
Por que o ariano atravessou a rua? Certamente para bater boca com alguém que estava do outro lado.
Você foi assaltado e o ariano....Dá um soco na mesa e diz: 'Mas que merda! Não se pode mais andar tranqüilo na rua nos dias de hoje!'
Quantos arianos são necessários para trocar uma lâmpada? Apenas um, mas serão necessárias muitas lâmpadas.
Por que o libriano atravessou a rua? Ele nem precisou atravessar. Alguém ofereceu carona.
Você foi assaltado e o libriano... 'Ah, gente, não foi nada, só um assaltozinho à toa... eu mesmo já passei por cinco...
Quantos librianos são necessários para trocar uma lâmpada? Bom, na realidade eu não sei. Acho que depende de quando a lâmpada foi queimada. Talvez só um, se for uma lâmpada comum, mas talvez dois se a pessoa não souber onde encontrar a lâmpada, ou....
7 de nov. de 2008
Hoje é dia de Cecília!!!
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...
6 de nov. de 2008
Mais signos...
A escorpiana atravessou a rua porque era proibido.
Você foi assaltado e a escorpiana... Diz pra si mesma, revoltada: 'É nessas horas que seria bom andar armada...'
Quantas escorpianas são necessárias para trocar uma lâmpada? Mas quem quer saber? Por que ‘você’ quer saber? Você é uma policial?
A sagitariana atravessou a rua porque a idéia pareceu legal e ela teve vontade.
Você foi assaltado e a sagitariana..."vamos dar queixa na polícia!".
Quantas sagitarians são necessárias para trocar uma lâmpada? O sol está brilhando...está cedo...nós temos a vida inteira pela frente...e você está preocupada em trocar uma porra de uma lâmpada?
5 de nov. de 2008
Olha o que andam falando do teu signo
Você foi assaltada e a taurina....Comenta sem se preocupar muito: 'Ah, o importante é que você está bem.. Vão-se os anéis mas ficam os dedos...'
Quantas taurinas são necessárias para trocar uma lâmpada?
Nenhuma. Taurinas não gostam de mudar nada.
Por que a geminiana atravessou a rua? Se nem ela sabe, como é que eu vou saber?
Você foi assaltada e a geminiana... 'É impressionante o preço que pagamos pra conviver num meio urbano...Essa criminalidade é assustadora, pois as diferenças sociais e blá blá blá...
Duas geminianas são necessárias para trocar uma lâmpada e vai durar o final de semana inteiro.
A canceriana atravessou a rua porque estava sentido só e abandonada deste lado de cá. Você foi assaltada e a canceriana...preocupada, vai te confortar, "senta aqui...você está bem? Tem certeza que nãos e machucou? Quer um copo d'água com açúcar?
São necessárias somente uma canceriana para trocar a lâmpada, mas leva 3 anos para um terapeuta ajudá-la a passar pelo processo.
A virgiania ainda não atravessou a rua porque está medindo a largura da rua, a velocidade dos carros, se a experiência é válida, qual a melhor hora, etc
Você foi assaltado e a virginiana..."você tem certeza que não é melhor chamar um médico?
Para uma virginiana trocar uma lâmpada são necessárias.. vamos ver, uma para virar a lâmpada, uma para anotar quando a lâmpada queimou e a data que foi comprada, outra para decidir de quem foi a culpa, dez para decidir remodelar a casa....
Por que a aquariana atravessou a rua? Porque isso faz parte de uma experiência que trará incontáveis avanços tecnológicos no futuro.
Você foi assaltado e a aquariana... "ah pessoal, já que tá todo mundo bem, vamos jogar um carteado?
Centenas de aquarianas vão querer troca uma lâmpada para ver quem vai ser a primeira a trazer a luz ao mundo.
Por que a pisciana atravessou a rua? Que rua? Ih, é...
Você foi assaltada e o pisciano ... 'Toma esse amuleto, guarda com você... protege contra assaltos...'
Quantas piscianas são necessários para trocar uma lâmpada? O quê? A luz está apagada?
Então deu certo???
2 de nov. de 2008
Eu acompanhei pela net
A carinha dele tá triste que nem a minha.
:(
A única coisa boa foi ter escutado o hino.
VALEU MASSA!!!
Um notícia triste que li, também me deixou abalada.
A Secretária do Bolsa Família, Rosani Cunha, morreu em acidente de carro na Argentina. Conheci pessoalmente Rosani e convivi por 2 anos no trabalho com o companheiro dela.
A morte é sempre difícil de lidar.