24 de mai. de 2015

Um poema para Ro

Direção que o coração aponta



Sonhos dementes
        insanos
     rodopio os olhos
         junto os panos
         faço a cama
     embrulho o piano

Enfio o coração
       no chapéu de três pontas
    e arreio o cavalo
partindo na direção que
      o coração aponta

Sei lá onde chegarei
  Oiapoque ou Chuí
Polo Norte,
    Polo Sul
mas seguirei minha batida 
      por aí


                                                          A vida é uma caixa de Pandora
                                                                        solta fogo, solta estrelas
solta dor e pandorgas
     no meio de tudo também te solta
e eu te agarro pelo cangote
         te fungo e te beijo
         e danço xote
         e pelo mundo
                           saímos
construindo nossa própria sorte.                      

                                                   Flavio




Última carta para família, amigas e amigos



17 de mai. de 2015

Homenagem a Ro, Ane. #Ane_vive #RO_lives

Queridos filhos, queridos e queridas amigos/as. A Ro como nós a chamávamos, ou Ane como lhe chamava a família, entrou em nossas vidas com a leveza da brisa da primavera e com a força suave mas transformadora das águas de verão.


 Com sua sabedoria intuitiva que reencontrou em suas raízes indígenas e negras, como mulher indócil que se rebelava contra todos os tipos de discriminação, colocou sua vida, seu amor, sua alma infinda a serviço de todos e todas que lutavam pelos seus direitos, ou que sequer sabiam que tinham direitos. 


Com seus olhos matreiros e sorridentes me envolveu em um mundo de magia, intenso, profundo e cristalino como seu ser, seu sentir.



Estar com ela nos dava a certeza que todas as portas se abririam frente a força de suas águas. Estas limpariam todos os corredores e subterrâneos fétidos de nosso mundo/submundo, abririam comportas e janelas, deixando entrar o sol e a brisa da primavera.



Ela passava a certeza de que um mundo melhor é possível, e professava uma fé infinda nos seres humanos, mesmo naqueles que aparentemente não seriam dignos disto.




 Ela não se foi. Uma pessoa que deixou tamanha contribuição para cada um de nós, para sua família e amig@s, para seus e suas companheir@s de caminhada, para o mundo, através suas amizades, trabalho e do FB e blog, ela não se vai, ela vive em cada um nos.



Que a brisa suave, a leveza de alma e a força das águas de verão de minha amada continuem, junto conosco, a mover o moinho da vida, por um mundo melhor para tod@s.

Flavio

16 de mai. de 2015

A-DEUS A ROSEANE. NOSSA AMIGA NUTRIANE. PRINCESA VALENTE.

Homenagem da Blogueira Camille a Roseane, originalmente publicado no link abaixo:
http://cameliadepedra.blogspot.com.br/2015/05/a-deus-roseane-nossa-amiga-nutriane.html

Hoje acordei pensando nela, fui olhar sua pagina no FB, alguma coisa estava estranha ali. Que sensação. Deixei uma mensagem e uma amiga dela me enviou uma mensagem in-box sobre sua morte. Sem eufemismos, do jeito que Roseane era. Falava da vida e da morte, com naturalidade, como deve ser. Então escrevi um textinho no FB. E como certeza, estou muito emocionada. Queria sim que ela tivesse sobrevivido a essa batalha. Por que vencer, ela venceu. Enfim, acho que devo colocar esse texto aqui, para homenagea-la nesse lugar que nos conhecemos. A" blogosfera".Lugar imaginário, onde podemos fazer amizades bem palpáveis. Mas sinto por não ter ido a Heidelberg, por não estar em SP quando ela esteve por aqui. E me alegro por ter conhecido essa pessoa maravilhosa, tão importante como exemplo, como como amiga, ser humano, vivente. Linda e valente. Tudo de bom. Ai vai meu texto então. Muito aquem da sua maravilhosa pessoa, Roseane. Mas a forma de expressar minha gratidão por ter conhecido você.  Blog da Ro:  http://nutriane.blogspot.com.br/

                                                       Roseane, nossa princesa valente.

A-DEUS A ROSEANE, NOSSA NUTRIANE.
Estava ouvindo o Abujamra dizendo tão bem a poesia de Mario Quintana. Sobre o tempo, a vida. E lembrei da Roseane Viana bloghttp://nutriane.blogspot.com.br .Roseane, uma moça tão linda, valente, das pessoas mais valentes que eu já conheci. Assim, nunca vi de perto, mas podia sentir sua presença forte nas coisas que dizia. Minha amiha de blog e de muitos anos. Um dia ela começou a falar, tem anos isso, que estava com cancer de ovário. Muito antes de Angelina Jolie expor publiciamente suas formas de prevenir a enfermidade. Enfim, eu fui lá dar o meu pitaco. e dizer a Roseane que não postasse sobre isso, e vivesse a vida. Bobagem minha. Ela me respondeu que ia encarar essa batalha e mostrar ao mundo, a quem tivesse ao redor, como é que é. Roseane contou suas dores, postou aqui suas fotos das sessões de quimo. Sua cabeça com cabelo e sem. E sempre sorrindo, valente, confiante. Um dia sua postagem me pareceu ligeiramente mais triste e fui saber por que. Ela me disse que o tumor era muito agressivo e resistente.
Mas muito mais resistente era ela. Que continuava sorrindo. E agora postando também sobre a morte, que faz parte da vida. Como o depoimento comovente da medica e os cuidados paliativos. Hoje li sua postagem sobre as amigas. Uma mensagem de adeus e consciente, com certeza. Não dá para tapar o sol com a peneira. A vida é como ela é. É preciso lutar pelo que se quer sim. Como Roseane lutou por amar a vida. Com garra, com fortaleza, sem frescuras. Mas é preciso também saber a hora em que já se fez tudo que podia. E apenas viver o tempo que se tem, aproveitar cada minuto, com muita clareza. Para que possa realmente ser curtido, cada minuto de felicidade que nos é dada. Não desperdiçar nada. Penso que essa é uma das liçoes que deixa Roseane. Querida amiga. Suas histórias dão um livro lindo João Scortecci . Estão no blog. O cancer não venceu Roseane. A vida é que cumpriu seu jeito de ser. E a Ro ( com sua pavulagem, so de onda, era muito tranquila essa moça) entendeu. E valente se foi. Com esse testemunho de que a vida vale a pena ser vivida. Merece que lutemos por ela. E isso é lindo. Quem tem a capacidade de lutar sem se entregar? Quem AMA a vida. Que virtude importante para todo mundo aprender. A gente pensa que sabe. Estamos na escolinha ainda. Beijos Roseane, muito grata por seu exemplo de coragem, de amor aos seres humanos, de namorada do seu marido, mesmo com toda essa luta.  Por seu apetite para o que havia de gostoso. Pelas pesquisas sobre nutrição que deixou para nós, como profissional excelente.. Pelo sabor valente que deixou para que possamos provar e pensar: a vida vale a pena. Sempre. Adeus estrela Nutriane.

14 de mai. de 2015

Conversando sobre a morte, e celebrando a vida. #Ane_vive #RO_lives


Uma semana antes de falecer, Ane enviou uma mensagem para a familia convidando a todos e todas a discutir o tema da morte e, em especial, a se preparar juntos/as para viver o dia da morte,


"Gente vamos compartilhando as coisas por aqui, assim não ficaremos tão distantes. 

Estou gostando muito dessa terapia paliativa em casa. Estamos aproveitando tudo o que temos direito, e com qualidade e vida digna que todo mundo deveria ter. 

Eu criei o grupo para falarmos de um assunto , difícil, mas que depende da forma que tratamos, pode ser suave, e mais aceitável, que é a morte.

Se vocês morassem aqui, falaríamos todos juntos e com apoio da equipe que cuida de mim.
Hoje o médico nos perguntou como eu queria minha cerimônia de despedida não estando mais viva.
Falei tudo pra ele, e ele nos aconselhou a compartilhar com vocês, e assim atender meus últimos desejos.

Pode ser difícil para vocês, mas imaginem para os nossos pais?
Então  preciso do apoio de vocês para irem conversando com eles sobre isso.
Eu nunca gostei de ver morto, ver gente em caixão e ir para cemitério.


Por isso, quero ser cremada. Acho que o serviço de cremação aqui é mais fácil e tranquilo do que Macapá.

A equipe médica, e nossos amigos e amigas aqui podem nos ajudar sobre isso.


Então, eu quero ser cremada aqui, e que minhas cinzas sejam espalhadas ao vento , do alto da fortaleza de São José de Macapá.


O médico falou que podemos fazer algo menos triste, uma homenagem.
Todos poderiam comunicar a família e meus amigos e amigas para me homenagear.
Aqui, eles tocam música, recitam poesia, bebem, comem e riem bastante. Chora se muito pouco.
O médico disse que podemos ir organizando isso e não deixar para ultima hora.

Como eu tenho amigas pelo mundo afora, elas poderiam ser convidadas, e se quisessem ir para Macapá poderiam ir, mas tudo preciso ser organizado com muita antecedência , para elas se organizarem também.  Os filhos do Flávio também.

Bem cansei de digitar, o que vocês acham? Posso contar com o apoio de vocês?"

--------//---------




A cerimonia de celebração vai ter lugar no dia 16 de maio de 2015, no Trapiche Eliezer Levy, a partir das 15 horas, sobre o Rio Amazonas, que Roseane tanto amava. Ela se juntara a suas aguas e viajara por todas as partes e nos visitara a todos e todas como queria. 




7 de mai. de 2015

Ghost writer ou psicografador?

Poucos dias antes de falecer Rô me perguntou candidamente:

- Desta vez a Fênix não vai renascer das cinzas, não é?
Eu respondi , com a voz embargada pela emoção:
- ta difícil amor, parece que o teu e o nosso tempo estão se esgotando.
Somente aí eu tive noção que ela apesar das três semanas de piora progressiva ainda acreditava que ia ficar boa ou que pelo menos ia conseguir sobreviver mais um tempo.
Ela era uma pessoa que exalava otimismo e esperança admiráveis,  não só em relação a sua própria vida, mas a vida de todos que a cercavam. No meu entender, esta é a razão central para a sobrevida de mais de três anos, em boas condições de saúde.  Ela acreditava na vida, acima de tudo.







Como  de costume, mudando totalmente de assunto, começou a falar do seu blog.
-  eu acho que seria legal se você pudesse continuar com meu blog. Voce podia ser um tipo de "ghostwriter" para mim.
 - eu estaria mais pra um psicografador, respondi brincando...
- para mim tanto faz, disse ela sorrindo...
 E a conversa ficou por aí…

É isso aí gente, a partir de hoje  Roseane Viana renasce das cinzas e o blog  Pavulagem da Rô vai continuar sendo um espaço pra celebrar a vida, trocar ideias e debater temas polêmicos.





#Ane_vive. #RO_lives

3 de mai. de 2015

#Ane_vive. #RO_lives

ABom dia família, bom dia amigos e amigas. Por aqui está tudo bem. A casa continua plena de Roseane. Não me sinto só. Ela está em todos os detalhes, nas flores, nos recados, no ar, nos travesseiros. E mais que tudo, ela está em mim, em cada célula, sua paz impregnada em cada fibra do meu coração, a imagem de seus olhos sorridentes indelevelmente gravada em minha retina e memória e ouço-os sussurrar: te amo, seja feliz. Sinto-me pleno, engolfado por uma morna energia multicolorida de Anes, Ros e Rosas, gentilmente empurrado para o futuro. 
Ouço o suave rufar de seu coração negro, indígena mantendo a cadencia para a Alegre dança da vida. E do recôndito do meu ser, sinto fluir a energia de Leila Diniz, Rosa Parks, Frida Kala, Maria Bonita e os sonhos de Alice. E, em coro, elas cantam: a vida é bonita, é bonita e é bonita...e me guiam em direção ao futuro: ... Amanhã há de ser outro dia!!!!
 

Sinto-me inteiro e a sinto em mim, comigo.
Nossa doce, suave, decidida e incansável guerreira descansa merecidamente, mas nos deixou uma poderosa mensagem de esperança e crença na bondade essencial de todo e toda pessoa e na necessidade de assumirmos nossas responsabilidades individuais e coletivas para garantir o bem estar e a dignidade de todos e todas e cada um, e que todas as lutas são importantes e devem ser respeitadas, e mais que tudo as vozes dos afetados/ as ouvidas.
E a celebração desta vida que queremos fazer. Nossos corações choram a perda do convívio, da companhia, do carinho. Nosso coração chora de alegria por ter tido o privilégio de conviver com ela.
Juntos continuaremos a nos lembrar de seus gestos, suas palavras, sua sagacidade, sua esperança, e sua intensidade e riremos de suas tiradas e pavulagens.
Roseane segue conosco, para sempre