22 de mar. de 2008

Dia Mundial da água e os Guarani Kaiowá


É hoje e tem blogagem coletiva. Vi no blog da Luma
Você sabia que em algumas aldeias dos povos indígenas Guarani Kaiowá de Mato Grosso do Sul estão tomando água contaminada? E isso tem provocados diversas doenças e mortes...
E isso é apenas uma das violações de direitos humanos que afetam os Guarani Kaiowá.
Por isso peço ajuda de vocês para enviar uma carta ao Presidente da República pedindo que a situação deles seja resolvida e/ou amenizada.
Mais informações no post abaixo.

Explicando melhor....

Eu já falei que trabalho voluntariamente no Secretariado Internacional da FIAN.
"A FIAN Internacional consiste de secções nacionais presentes na Africa, Asia, Américas e Europa. Com membros individuais em mais de 50 países. A FIAN tem status consultivo perante as Nações Unidas. É uma organização sem fim lucrativo e afiliação política e nem religiosa.
A visão da FIAN é
um mundo protegido contra a fome, em que toda pessoa possa desfrutar plenamente de seus direitos humanos dignamente, em especial o direito a alimentação adequada."
Ainda tem muito mais sobre a FIAN, mas não quero correr o risco do post ficar longo demais.
Um dos meus trabalhos lá é acompanhar a situação dos Guarani Kaiowá de Mato Grosso do Sul.
Os Guarani Kaiowá vêm sofrendo várias violações de direitos humanos, e por esta razão fazem parte do rol de casos da FIAN.
A Fian adota esses casos com fins de divulgar a situação, apoiar e solicitar ao Estado a melhoria do grupo afetado.
Quando o caso é adotado, realiza-se também uma campanha de cartas denominada Ação Urgente. Acreditamos que esse instrumento pode melhorar ou amenizar a situação dos grupos afetados.
No caso dos Guarani Kaiowá, está no síte da FIAN, uma carta que pode ser enviada ao Presidente da República, aos Ministros do Desenvolvimento Social, dos Direitos Humanos e da Justiça (Lula, Patrus, Paulo Vanucci e Tarso Genro, respectivamente).
Esta carta pode ser visualizada diretamente aqui. E qualquer pessoa ou Instituição pode enviar.
O prazo para este caso permanecer no síte da FIAN expira no dia 30.04.08.
Você também pode enviar por fax ou correio esta carta. Se quiser participar, basta preencher as informações solicitadas para que a carta chegue com o seu nome. Eu já preenchi e enviarei por fax na terça-feira.
Quanto mais cartas chegarem, mais o Governo se sentirá pressionado para resolver a situação dos Guarani Kaiowá. E issó será muito bom para esse povo que estão com seus direitos humanos violados.
Gostaria de contar com a ajuda de vocês, se vocês acharem que a questão é importante. Basta enviar uma cartinha e/ou divulgar no seu blog e com amig@s por email.
Qualquer dúvida ou sugestão é só me falar!

1 Comente aqui:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!