16 de mai. de 2015

A-DEUS A ROSEANE. NOSSA AMIGA NUTRIANE. PRINCESA VALENTE.

Homenagem da Blogueira Camille a Roseane, originalmente publicado no link abaixo:
http://cameliadepedra.blogspot.com.br/2015/05/a-deus-roseane-nossa-amiga-nutriane.html

Hoje acordei pensando nela, fui olhar sua pagina no FB, alguma coisa estava estranha ali. Que sensação. Deixei uma mensagem e uma amiga dela me enviou uma mensagem in-box sobre sua morte. Sem eufemismos, do jeito que Roseane era. Falava da vida e da morte, com naturalidade, como deve ser. Então escrevi um textinho no FB. E como certeza, estou muito emocionada. Queria sim que ela tivesse sobrevivido a essa batalha. Por que vencer, ela venceu. Enfim, acho que devo colocar esse texto aqui, para homenagea-la nesse lugar que nos conhecemos. A" blogosfera".Lugar imaginário, onde podemos fazer amizades bem palpáveis. Mas sinto por não ter ido a Heidelberg, por não estar em SP quando ela esteve por aqui. E me alegro por ter conhecido essa pessoa maravilhosa, tão importante como exemplo, como como amiga, ser humano, vivente. Linda e valente. Tudo de bom. Ai vai meu texto então. Muito aquem da sua maravilhosa pessoa, Roseane. Mas a forma de expressar minha gratidão por ter conhecido você.  Blog da Ro:  http://nutriane.blogspot.com.br/

                                                       Roseane, nossa princesa valente.

A-DEUS A ROSEANE, NOSSA NUTRIANE.
Estava ouvindo o Abujamra dizendo tão bem a poesia de Mario Quintana. Sobre o tempo, a vida. E lembrei da Roseane Viana bloghttp://nutriane.blogspot.com.br .Roseane, uma moça tão linda, valente, das pessoas mais valentes que eu já conheci. Assim, nunca vi de perto, mas podia sentir sua presença forte nas coisas que dizia. Minha amiha de blog e de muitos anos. Um dia ela começou a falar, tem anos isso, que estava com cancer de ovário. Muito antes de Angelina Jolie expor publiciamente suas formas de prevenir a enfermidade. Enfim, eu fui lá dar o meu pitaco. e dizer a Roseane que não postasse sobre isso, e vivesse a vida. Bobagem minha. Ela me respondeu que ia encarar essa batalha e mostrar ao mundo, a quem tivesse ao redor, como é que é. Roseane contou suas dores, postou aqui suas fotos das sessões de quimo. Sua cabeça com cabelo e sem. E sempre sorrindo, valente, confiante. Um dia sua postagem me pareceu ligeiramente mais triste e fui saber por que. Ela me disse que o tumor era muito agressivo e resistente.
Mas muito mais resistente era ela. Que continuava sorrindo. E agora postando também sobre a morte, que faz parte da vida. Como o depoimento comovente da medica e os cuidados paliativos. Hoje li sua postagem sobre as amigas. Uma mensagem de adeus e consciente, com certeza. Não dá para tapar o sol com a peneira. A vida é como ela é. É preciso lutar pelo que se quer sim. Como Roseane lutou por amar a vida. Com garra, com fortaleza, sem frescuras. Mas é preciso também saber a hora em que já se fez tudo que podia. E apenas viver o tempo que se tem, aproveitar cada minuto, com muita clareza. Para que possa realmente ser curtido, cada minuto de felicidade que nos é dada. Não desperdiçar nada. Penso que essa é uma das liçoes que deixa Roseane. Querida amiga. Suas histórias dão um livro lindo João Scortecci . Estão no blog. O cancer não venceu Roseane. A vida é que cumpriu seu jeito de ser. E a Ro ( com sua pavulagem, so de onda, era muito tranquila essa moça) entendeu. E valente se foi. Com esse testemunho de que a vida vale a pena ser vivida. Merece que lutemos por ela. E isso é lindo. Quem tem a capacidade de lutar sem se entregar? Quem AMA a vida. Que virtude importante para todo mundo aprender. A gente pensa que sabe. Estamos na escolinha ainda. Beijos Roseane, muito grata por seu exemplo de coragem, de amor aos seres humanos, de namorada do seu marido, mesmo com toda essa luta.  Por seu apetite para o que havia de gostoso. Pelas pesquisas sobre nutrição que deixou para nós, como profissional excelente.. Pelo sabor valente que deixou para que possamos provar e pensar: a vida vale a pena. Sempre. Adeus estrela Nutriane.

3 Comente aqui:

Fernanda disse...

Também eu, há dias, pensei em ti, Rô. Dei conta da tua falta no FB, mas depois vi uma publicação recente; "Cuba", um desejo de viagem expresso. - É mesmo dela! Pensei a sorrir. Sempre a querer viajar, com sede de cultura e outras vivências.
Vi agora que viajaste novamente, Rô...

Obrigada pela tua partilha, pela inspiração, pelo exemplo que deste.

Ao Flávio, família e amigos teus, um forte abraço.

Teremos sempre Portugal!

Unknown disse...

Lindo texto, a Ane nos ensinou que diate de todas as dificuldades e adversidades da vida, não podemos nos deixar abater, por mais difícil que seja, podemos sim fraquejar em alguns momentos, mas tirar proveito disso e seguir em frente e a Ane é um exemplo a ser seguido e valente como sempre foi é que encontrou outra pessoa especial que tem valente em seu nome, o Flávio Valente, que você Flávio continue sua jornada com sua valentia, pois sua amada com certeza estará sempre ao lado.

Unknown disse...

Que bela homenagem Camile...assim mesmo era a nossa amiga querida que tinha tanta sabedoria e tanto prazer pelo seu laboratório...e suas experiencias gastronomicas...siga em paz amiga agora sem dores e sofrimentos.
Te amamos muitoooooo
Suely Linhares