6 de out. de 2012

A super poderosa bacaba!

Eu esqueço que o Brasil tem uma diversidade enorme de frutas, e algumas são totalmente desconhecidas da sociedade brasileira.
Eu estou sem tempo para explicar melhor sobre a bacaba, então eu fui no santo google, e encontrei estas informações:

Bacaba é um fruto gorduroso originário da bacabeira, palmeira nativa da região de onde se extrai um vinho de cor acinzentada, muito saboroso.
A bacabeira tem o tronco solteiro, liso, que cresce até 20 metros de altura e é marcado por anéis correspondentes às cicatrizes. Suas folhas são pinadas, crespadas e medem de 4 a 6 metros de comprimento. Possui também uma bainha verde-escura, que mede cerca de um metro de altura, formando a região colunar no ápice da estípite. Seus ramos são foliados (cerca de cem), de ambos os lados da folha, mais ou menos pendular, medindo de 30 a 100 cm de comprimento.
Possui flores unissexuadas, geralmente uma feminina para duas masculinas, inseridas em toda a extensão do ramo do apódice. 
Apresenta cachos robustos (cerca de 1,5 metros de comprimento) com frutos arredondados de 1,5 cm de diâmetro; casca de cor roxo-escura (quase preta) e fruto de aspecto oleoso. Tem como habitat ideal a mata virgem alta de terra firme e também de várzea.
Utilizando-se do mesmo processo aplicado para a obtenção do açaí, prepara-se o vinho da bacaba, que é consumido, comumente, com farinha de mandioca e açúcar.


1 Comente aqui:

Mary disse...

olá amiga, cheguei ao teu blog pelo de uma amiga, adorei teus textos, a forma como vc posta é um tanto parecida com a minha, me identifiquei muito.. bacaba, não conhecia, nunca tinha ouvido falar, mas fiquei muito interessada lendo teu post passado, moro no rio grande do sul, vou ver como encontro essa fruta por aqui.. beijos mil e ótimo domingo..