5 de set. de 2012

O câncer, a quimioterapia e o paladar

 Um dos efeitos nada agradável de quem está em tratamento contra o câncer e fazendo quimioterapia, é a perda ou alteração do paladar.

Comigo acontece sempre que tenho quimioterapia. A alteração do paladar dura 5 ou 6 dias após a sessão de quimioterapia. É bastante tempo, não é mesmo?

O paladar é um estímulo sensorial muito importante para o bem viver. Sim, porque viver bem, significa também sentir o gosto da comida, sentir prazer em comer.

Sentir o gosto da comida é tão banal que muita gente nem imagina as ações e reações químicas que acontecem no cérebro.
Para além da química, o apetite, o gosto ou o paladar é influenciado pelo cheiro, consistência, visual, conhecimento e vivência de cada pessoa.

De repente, me veio na memória aquele cheirinho de café invadindo a casa de manhã cedo? E também de pão saindo forno?
Hummm, é bom demais, até abre o apetite logo de manhã cedo.
Sim, o gosto transcende da simples escolha alimentar para os prazeres da gula e da boa mesa.

Na minha situação atual, tenho repensado muito sobre conceitos e orientações na área de alimentação e nutrição e todo o blá blá blá que nós nutricionistas costumamos fazer para outras pessoas.

No caso da alteração do paladar, eu me pergunto se aqueles velhos dizeres populares influenciam o paladar:

Beleza se põe a mesa?
Será a fome o melhor tempero?

Olha eu te digo, no 5º dia após uma sessão de quimo, podem colocar o meu prato preferido na mesa, eu posso tá morredo de fome, o prato pode tá lindo, mas eu não tenho o menor desejo de comer, e quem me conhece sabe que eu sou boa de boca. Isso acontece porque eu não sinto o gosto do alimento.

O (des)gosto da quimoterapia
É difícil descrever o (des)gosto que sinto após a quimioterapia. É um gosto areoso, de metal, não é amargo, mas é ruim demais. Só sinto gosto de doce ou de salgado. Os liquidos, incluindo água são quase intragáveis, e eu só tomo porque não quero desidratar.


O que ajuda nessas horas?
- Chá de gengibre, esse eu sinto gosto. Como já falei aqui, tomo sempre e adiciono suco de limão e mel. Fica uma delícia.
- Aprendi recentemente que cubinhos de gelo feitos com suco de frutas também melhoram a questão do gosto. Além de ser refrescante ajuda a prevenir o ressecamento da boca.

Por enquanto é isso, se você tem alguma dica é só deixar aqui que eu incluo no post.


6 Comente aqui:

Elaine Pasquim disse...

Amiga, uma vez fiz estágio no Hospital de Base com crianças com CA, e o nutricionista de lá me disse q as crianças não aceitavam nem sorvete, q só conseguiam comer frutas. Achei esquisito, e acho q ele percebeu. Entao na hora da visita ele perguntou se elas queriam sorvete. E elas disseram não, que queriam maçã... aí ele me explicou que o gosto das frutas é o q menos altera com a quimio... quem sabe ajuda... bjs

Anônimo disse...

Minha vizinha tem o mesmo problema, ela emagrece horrores depois da quimio. Bj Marcia H

Anônimo disse...

Passei pra deixar um cheiro e desejar saúde, saúde e saúde.
Bjs
Bete (maribhesi)

Celia disse...

Nao sabia desse pormenor da perda do paladar. Deve ser chato nao sentir o gosto, dai com certeza a vontade de comer, diminui.
Tenha um bom fim de semana. Bj

Anônimo disse...

Também nao sabia deste efeito colateral... Nao deve ser fácil, Ro.

Beijos, Claudia

Camille disse...

Nao tenho dicas nesse sentido, do que fica comestivel numa situaçao dessas. Em compensaçao estou lendo sobre os "disturbios da oralidade" que certamente hao de interessar voce profissionalmente. Grandes descobertas na Psicopatologia. Talvez voce ate as conheça, mas para mim, sao novidades. Quando puder me escreve para o endereço que deixei no outro post.
Super beijos!!! Boa semana!
( agua com hortelã? Nao sei. Gengibre tem um gosto bem mais forte, aparece mais... Tenho tomado cha verde com limao e gengibre para emagrecer...É gostoso. E acho o cha ver intragavel. Vai gengibre é a soluçao)