29 de set. de 2012

Mulheres e futebol

Eu não sou fã de futebol. Só assisto jogo e futebol em tempos de campeonatos internacionais e quando o Brasil está no campo.

Desde a última copa de futebol feminino, aqui na Alemanha,  fiquei ¨fã¨do futebol feminino, mas mais pelo fato desse esporte estar à margem da sociedade brasileira, se comparado com o futebol masculino.

Eu vi no twitter,  via @Eduardo Pontes, que a empresa Pluri Consultoria tinha feito uma pesquisa sobre o interesse das mulheres sobre futebol, então fui lá conferir a publicação, já que em tempos de eleição, só se fala em pesquisa de voto, achei interessante ver outro tipo de pesquisa.

A pesquisa não fala se é interesse pelo futebol feminino ou masculino, apenas interesse pelo futebol.
Fiquei com a impressão que a pesquisa foi feita para ver se a mulherada assiste jogos de futebol em estádio e como usar isso para marketing.

Vejam o resultado da pesquisa:

Foram ouvidas 1.122 mulheres em 6 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Porto Alegre

·   Percentual de mulheres que foram a um jogo de futebol, no estádio, nos últimos 24 meses:
6%
·         Motivos relatados pelas mulheres para NÃO ir a um jogo no estádio (respostas múltiplas): 
Condição dos Banheiros dos estádios: 81%
 Falta de Segurança: 64%
Não gostam de futebol: 38%
 Falta de cobertura nos estádio (chuva): 34%
Preço dos ingressos: 32%
Falta de companhia: 14%
Outros fatores somados: 21%

·         Percentual de mulheres que poderíam passar a frequentar os estádios (ao menos 1x por ano), caso os problemas relatados fossem resolvidos: 41%

·         Motivação para frequentar os estádios caso os problemas mencionados fossem resolvidos
(resposta única)
 Acompanhar familiares ou amigos: 57%
 Não iriam de maneira nenhuma: 21%
 Torcer para o time do coração: 11%
 Gostam de ver o jogo de futebol: 5%
 Outros motivos: 6%

Apesar de não ser fã e de não entender quase nada de futebol, e de nunca ter ido assistir uma partida de futebol em estádio, vou tecer alguns comentários:

  •  Ainda existem preconceitos de que futebol é coisa de homem, basta ver que a transmissão e audiência de jogos de futebol feminino comparado com o masculino é baíxissima. E os salários das jogadoras também.
  •  Sobre a questão do preço dos ingressos, também está relacionado com os baixos salários da mulheres. Se não houvesse desigualdade de salário entre mulheres e homens, e o percentual de desemprego não fosse mais alto para as mulheres, talvez as mesmas não reclamassem dos altos preços.Veja a matéria sobre a busca da autonomia feminina aqui
  •  Muitas pesquisas indicam que as mulheres se preocupam com a saúde mais que os homens. Deve ser por isso que as condições dos banheiros aparecem em primeiro lugar como razão para não ir ao estádio ver jogo de futebol.
  •  Seria interessante ver a opinião masculina e feminina sobre assistir futebol feminino em estádios.




3 Comente aqui:

Eduardo Pontes disse...

Parabéns querida! Ficou muito legal o seu texto! Grande beijo! =D

Allan Robert P. J. disse...

Confesso que há décadas (décadas!) não assisto jogo no estádio. O motivo é um só e não está na lista das mulheres: a cerveja gelada, a companhia dos amigos e os tira-gostos com todo o conforto do meu sofá.

:)

Inaie disse...

futebol só assisto em tempo de copa do mundo ou quando a minha filha está em campo. Sim, ela joga!