6 de mai. de 2012

O câncer e a minha vaidade

vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada (fonte: wikipédia).
Eu acho que a vaidade depende da perspectiva de cada pessoa.
Eu me achava vaidosa, mas muita gente ficava admirada quando eu dizia isso, ou seja, para essas pessoas, eu não tinha menor vaidade.
Então se eu comparar o meu conceito de vaidade com de outras pessoas, acho que sou minimalista.
E assim comecei a me auto-definir.
O câncer e as consequências do tratamento, como a queda de cabelo e anemia, me fizeram repensar algumas coisas. Ultimamente ando mais maquiada.  Fiz um curso de auto maquiagem na Quimiolândia.
Também tenho surfado muito em sítes de maquiagem, e turbantes.

É que agora tenho mais tempo para isso. Antes eu vivia na correria e sem muitas preocupações com esse tipo de coisa.
Antes do câncer, minha maquiagem para o dia-a-dia, e sempre apressada,  era simplesmente um batom. 
Às vezes, um lápis e ou rímel.  
A noite, para sair, passava blush e sombra, mas também não muito freqüentemente.
O batom sempre achei um item indispensável na minha opinião. Eu  já falei aqui sobre meus batons e esmaltes.

Compartilho algumas produções:
Fiz uma limpeza de pele 4 dias antes da 1ª quimioterapia, no centro estético aqui em Heidelberg. Foi a 2ª vez que fiz lá e tenho gostado do trabalho da esteticista. Na primeira vez, ela me perguntou se eu queria ser maqueada, eu preferir não. Na segunda vez, eu aceitei, e disse que queria algo discreto, o resultado foi esse dessa foto. Gostei muito. 




Essa outra foto, foi quando cheguei em casa, após o curso na Quimiolândia.
Gostei do resultado, minimalista, como sou!




Lá na Quimiolândia, onde fiz o curso, ganhei essa bolsa cheinha de produtos para maquiagem. Gostei, e agora pretendo usar mais!




10 Comente aqui:

Anônimo disse...

Olá Roseane!,

Gostei do seu texto, eu não sabia sobre essa situação, e desejo o melhor pra vc nesse processo todo.
Um gde e forte abraço com marca de batom!

Patricia Azevedo

Anônimo disse...

Nao deve ser facil ter que mudar a rotina, alterar atitudes agregadas ao nosso cotidiano... Mas nada disso e importante qdo a saude esta em primeiro lugar... A gente se adapta!!! Saude!!! Voce e Linda!!! E as pessoas que te amam te querem feliz!!! BjUUUsss. Marcelia.

amigavendebsb@gmail.com disse...

rô, o que acho mais legal e bonito nisso tudo é que vc tá (re)inventando o caminho a cada passo. acho que essa é uma compreensão do que é andar pela vida que me identifico muito. como diz aquele poema espanhol, famoso: "caminante no hay camino se hace el camino al andar" tamo junto, gata, tô sempre por aqui. um beijo grande. http://www.rinconcastellano.com/biblio/sigloxx_98/amachado_prov.html

Andréa disse...

Você está linda! E foi meio que forçada e aprender a cuidar mais de si mesma e se enfeitar. Lindo isso! Ponto positivo pra vida, que dá uns chutes no nosso traseiro de vez em quando, hehe. Parabéns, lindona! Força, paciência, saúde e beleza pra você. Beijos.

neguinha disse...

Olá Roseane!

Espero que você esteja se sentindo bem depois de mais essa químio. Vou mandar uma mensagem curta pra não te cansar. Faz parte do meu otimismo achar que eu era a única brasileira fazendo tratamento de câncer na Alemanha ;), mas quando reconheci no seu post as bicicletas estacionadas lá na entrada do NCT (estive lá anteontem pra tomar meu Herceptin) pensei que seria bom a gente "trocar figurinha". Meu nome é Valéria, sou de origem nordestina, formada em Letras, tenho 45 anos, 2 filhos pequenos e sou casada com um grego mega legal. Moro na Alemanha desde 1990, nos últimos tempos em Darmstadt, e fui "atropelada" por um câncer de mama em marco/abril de 2011. Passei por mastectomia na Frauenklinik , químio (tb NCT), radio e até outubro continuo com a imunoterapia, as expectativas de remissão total são boas :))). Estava desde ontem buscando na bloguesfera inspiracao para iniciar um blogue (uma amiga tinha me dado o conselho de contar as minhas experiências), quando me deparei hoje com o seu. Me alegraria se você quisesse entrar em contato.

Um abraço e muita empatia,

Valéria

Celia disse...

As fotos estao ótimas amiga. Que legal esse curso de maquiagem que eles fornecem. Agora, como vc mesma falou, vai ter mais tempo pra se dedicar a isso. Ficou muito bem. Uma boa semana querida. Estou aqui torcendo sempre por vc. Beijo.

Bete disse...

ola querida
Que cada dia seja melhor. Que a fé e otimismo sejam sempre companheiros constantes,
Bjs

Anônimo disse...

Oi, Ro

Já sabes, adoro teu blog, leio já faz um tempao, desde do tempo em que moravas no Brasil.
Vieste também para a Alemanha.Que bom!
Entao, com o tempo, nossos laços foram se fortalecendo, nao é? Um bem-querer crescendo...
Agora, existe um sentimento novo e forte, o da admiracao por, além dos desafios deste momento, estás desmistificando uma doenca e um tratamento, que a maioria das pessoas, pelo menos da minha realidade, escondem.
Por isto, "Chapeau", Ro!
Hmmm... posso também ser vaidosa por esta no rol de tuas amigas? :)
Beijos!
Claudia

Mikelli disse...

nunca fui vaidosa de verdade...so me cuidava mesmo pela pressao social. Até que comecei a ter problemas de pele por causa da gravidez e vi como eu era vaidosa e nao sabia hehe nunca fui de usar maquiagem e agora tb so uso para camuflar. Mas assim que minha pele melhorar, quero ver se aprendo a me maquiar melhor. Vc ficou linda com esses olhos acentuados. bjs!

Luma Rosa disse...

A vaidade na medida é uma demonstração de amor próprio e isso é fundamental para nos relacionarmos melhor com as pessoas. Nossa, nunca relacionei a vaidade com orgulho ou soberba. Para mim não tem ligação.
Gostei mais da sua maquiagem do que a da esteticista. Gosto da maquiagem natural que apenas valoriza os traços e esconde algumas imperfeições da pele. Uso maquiagem todos os dias e me acostumei a passar o hidratante com filtro pela manhã e logo em seguida maquiar. É algo automático! As maquiagens atuais contém vitaminas, ao contrário do passado que só agredia a pele, mas do mesmo modo que colocamos, temos que tirar antes de dormir. Eu tiro no banho! :) Adorei você de turbante! Eu adoro turbante!! Beijus,