24 de nov. de 2011

Belo Monte e uma dica de leitura

Vale a pena ler este texto do Rogério sobre a questão indígena, e a Belo Monte ou Belo Monstro:
http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2011/11/22/desenvolvimento-direitos-indigenas/

Aqui apenas uma parte:

Em Belo Monte, para quem não sabe, os índios não foram efetivamente ouvidos a respeito do projeto. As audiências públicas, obrigatórias para empreendimentos que afetem terras indígenas, foram uma farsa. Nas quatro “oitivas” realizadas sobre Belo Monte, NENHUM índio teve a palavra e NENHUMA fala foi feita na língua dos índios.
Isso viola não apenas a legislação brasileira, mas também a Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre Povos Indígenas e Tribais. E é por esse motivo que o Brasil está sendo acusado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) de violar direitos humanos dos povos indígenas no projeto de Belo Monte.
Não à toa o vídeo do Movimento Gota d’Água gerou uma repercussão gigantesca e algumas reações hidrófobas. Curioso que o motivo principal para desqualificar o vídeo não foi o seu conteúdo, mas o fato de nele aparecerem alguns garotos e garotas propaganda de José Serra e dos tucanos. Pensamento binário e dogmático dá nisso

1 Comente aqui:

Anônimo disse...

É, a cabeça do ser humano sai do foco com facilidade. O circo pegando fogo e o povo se preocupando com detalhes.
Detalhes que sao motivos de alerta sim, ha uma briga politica ai, claro. Mas o importante é perceber o que vai ser bom ou ruim para o Brasil,a briga dos politicos nesse caso que se dane ne?
Beijao e que bom que voce reapareceu!!!