4 de mar. de 2011

Meu desjejum

Desjejum é um termo muito usado na nutrição. Significa a quebra do jejum após (longo) período de sono/repouso. Desjejum também é conhecido como café da manhã, pequeno almoço em Portugal.

Hoje eu acordei iludida, é que ontem, antes de dormir, estava bastante frio e eu aumentei o aquecimento, quando acordei, estava com calor e os raios solares estavam começando a invadir o quarto, então pensei "hoje vai esquentar". Fiquei feliz!
Mas, quando vi no termómetro... estava 0ºC.
É assim mesmo... ainda estamos no inverno, mas pelo menos o dia está bonito aqui.
Adoro céu azul e o sol, isso me energiza.

Enquanto tomava meu café, pensei:
 
"O dia está lindo, eu tô tomando um café bem especial, composto por bolachinhas que trouxe de Belém, e eu amo essas bolachinhas".

Lembrei do blog e da blogosfera.
Me perguntei, como será a composição do café da manhã das pessoas que frequentam minha pavulagem?

Nem sempre eu gostei de tomar café da manhã. Só aprendi a valorizar esta refeição depois de grande.
Geralmente meu café da manhã é composto por:
- Uma xícara de café com leite, adoçado com açúcar.
-  Meio pão tipo francês/careca com manteiga e queijo, às vezes substituo a manteiga por geléia de frutas;
- Uma fruta, geralmente laranja ou tangerina, ou uva ou banana.
- Às vezes ainda tem granola com leite ou iogurte.


No Brasil também era assim. Geralmente comia mamão, adoro mamão. Só que aqui é difícil encontrar mamão formosa (o meu preferido, é uma pavulagem).

Hoje eu comi as bolachinhas com manteiga, uma parte eu quebrei em pequenos pedaços e coloquei dentro da xícara com café e leite, adoro!
Esqueci de bater a foto.

Agora fiquei curiosa para saber como é o teu café da manhã ou desjejum, se quiser contar fica à vontade para descrever, ok?

Bom carná pra quem tá no Brasil, e para que não está bom findi!

17 Comente aqui:

Milton T disse...

Gosto mesmo de pão francês com manteiga e café com leite e depois puro. Tomo uma vitamina de mamão e banana também

=)

Camila disse...

Rô, café-da-manha por aqui é artigo raro. Acordo sempre com muita sede, mas sem fome. Tomo pelo menos dois copos d´água e, umas boas duas horas depois como uma fatia de pao integral tostada, com queijo cottage ou de cabra, ou entao Buttermilch com uma colherinha de acucar e canela, ou iogurte caseiro com um pouco de Müesli, cereal, maple syrup, mel ou geleia.
Aos domingos gosto de fazer uma graca e o café da manha vira brunch, com frios, ovos, paes, cereais, suco de laranja, panquecas ou rabanadas, conforme a vontade.

Luma Rosa disse...

Recentemente fiz uma postagem irmã a sua :) sincronia de ideias.

Não gosto de comer nada pesado pela manhã, preciso acordar o meu corpo devagar porque tenho que tomar um remédio em jejum e esperar pelo menos meia hora para comer. Daí tomo o remédio com um copo grande de água - Li em algum lugar que é legal despertar o corpo com água. Neste meio tempo tomo meu banho e me arrumo para sair. Quando desço tomo um café bem parecido com o do Milton e isso desde quando me conheço por gente! Não consigo deixar de lado: Pão com manteiga - café com leite - café preto puro. Se não inicio o dia assim, o dia parece que não começou. Depois, passada as 3hs do café da manhã, aí sim me farto com frutas.
Bom fim de semana!! Beijus,

Zany Vasconcelos disse...

Ro, nunca saio de casa sem o café da manhã e procuro tomá-lo numa hora sempre muito regular, pois depois do café, religiosamente, tomo o meu remédio para hipertensão. Bom no desjejum, além do café com leite, não dispenso o pãozinho quente com queijo derretendo e depois duas castanhas do Pará. Bjs querida e bom carnaval pra espantar o frio.

Chant disse...

O meu sempre tem café. Se for comer algo salgado, adoço o café; se como algo doce, tomo amargo. Sempre sem leite.

O que como geralmente é pão, queijo, presunto. Se tiver enjoada parto pro doce (uma fatia de bolo ou pão com geléia/nutella) ou bolacha água e sal (comprada na loja de produtos brasileiros).

bjocas

Lu Souza Brito disse...

Oi Rô,

Eu só aprendi a tomar café da manhã de uns 4 anos para cá. Antes, era só água. Depois de umas duas horas que comia alguma coisa.
Hoje em dia é sagrado:
1 xic. de chá de leite desnatado com café
pão com manteiga (geralmente pão integral, mas nao só).
mais um gole de café preto.

Raras as vezes que eu como um iogurte, coisa assim.
Mas depois de 2 horas eu como fruta como lanche para aguardar o almoço.

Beijinhos

Marcia H disse...

depende do dia, de 2a a 6a eu como granola ou aveia com leite/iogurte, banana sempre e tomo um café com leite grande, sem acúcar - sempre tomei café sem acúcar, desde pequena no Brasil rsrsrs e como uma fatia de pao integral, feito por mim, com queijo - isso varia muito mas vai de queijo de cabra a gorgonzola.
Levo três fatias de pao integral com queijo, tomate e algo mais (cenoura, salsao, abobrinha, couve-flor) para comer durante a manha de trabalho, lá como também mais uma fruta, bebo bastante água e tomo pelo menos 2 xícaras de chá.
Nos fins de semana tem paes variados, croissant, géleia, mel...
bjs

HelianaBastos disse...

Geralmente é só um copo de leite com achocolatado... quando eu sei que vou demorar p/ voltar pra casa, como um pão com ovo frito. ;)
Não suma da blogosfera Ane. bjinhos.

Allan Robert P. J. disse...

O meu café da manhã não tem menu fixo. Na maioria dos dias é apenas uma xícara de café; noutros, almoço; noutros ainda, frutas e alimentação saudável. Ou um sanduíche de presunto cru ou salame. Quando mofrava em Salvador acordava cedo para cuidar da horta. Aos sábados era (e ainda é, por lá) dia de comer pesado: maniçoba, feijoada, mocotó, sarapatel, etc., logo pela manhã cedinho, às cinco, cinco e meia, sempre acompanhado de uma cerveja estupidamente gelada.

O café da manhã italiano não desce: capuccino (café com leite) e brioche doce. :-P

:)

Ivana disse...

Oi maninha!!!
Sei que irás puxar minha orelha, mas, mana, eu não tomo café da manhã! Morro de preguiça de preparar qualquer coisa, sabe? Feio, eu sei. Sou dorminhoca, sempre acordo em cima da hora, me arrumo e vou embora pro trabalho! Quaaaaando eu tomo, limita-se a uma xícara de leite desnatado com duas colheres de pó de capuccino e por isso nem preciso adoçar.
Eu só aproveito café da manhã - comendo e com calma - quando viajo!

Ah, Ro, eu adorei teu comentário das tapiocas... Olha, se eu tivesse quem preparasse uma tapioquinha pra mim todas as manhãs, eu seria a mulher mais feliz do mundo!!!!
Beijo grande!

Mi disse...

Eu tb nunca dei valor ao cafe da manha...ate hj nao dou o valor devido. No brasil aproveito e como muita fruta, com suco e por ultimo pao frances com queijo minas. Na alemanha é cha com paezinhos de leite e manteiga. Tenho que melhorar isso. Bjs!

Ane disse...

Oi Rô!Que bom te ver no meu blog,voltou a blogar,né?Bem,meu desjejum tem que ter café,é pra acordar mesmo!E também pão,ou bolacha,com margarina.O que pode variar é a fruta,que pode ser banana,melão,mamão,pêra,etc.Quando não tem fruta faço um mingau de leite com aveia,farinha láctea e até ração humana.Pode ter também inhame,macaxeira,queijo...eu vou variando a cada dia...

Ane disse...

Oi Rô!Que bom te ver no meu blog,voltou a blogar,né?Bem,meu desjejum tem que ter café,é pra acordar mesmo!E também pão,ou bolacha,com margarina.O que pode variar é a fruta,que pode ser banana,melão,mamão,pêra,etc.Quando não tem fruta faço um mingau de leite com aveia,farinha láctea e até ração humana.Pode ter também inhame,macaxeira,queijo...eu vou variando a cada dia...

webeatriz disse...

Olha só , pelo visto a onda de voltar a blogar tá pegando , eu também voltei. Vamos ver até quando consigo manter a frequência.

Sobre o desjejum: Não tomo café , NUNCA! ou quase nunca. Mas de manhã é nunca mesmo!
Tomo QUASE sempre , suco natural ( polpa de acerola, cajá, graviola), pu os de caixinha ( goiaba, pessego são os preferidos) , guaraná (xarope) c/ limão , SEMPRE com uma dose de None passado na peneira. Dependendo da pressa , tomo iogurte c/ granola , ou como uma fruta, SEMPRE mamão ( com leite e granola, ou uma dessas multimisturas de coisas como linhaça e etc e tal)e c/ leite me pó, SEMPRE Ninho! as vezes (na pressa) , uva e maça , porque dá pra ir comendo no carro!
E na temporada, manga chupada na casca, desde o amanhecer!

Égua da mistura! hehehe
Bjs

Celia disse...

Oi Ro, o meu cafe da manha é mais ou menos como o seu. Cafe, paozinho quente, queijo/geleia e jogurte, que nao dispenso. Adoro comer jogurte com frutas dentro. Pra falar a verdade, é a refeicao que mais gosto de fazer.
Beijo

Anônimo disse...

Que post otimo!
Abolio pão frances. Sou compulsiva, se comer um como mais tres durante o dia. Tenho tomado esses sucos de frutas otimos, batidos com agua de côco. Como umas fatias de blanquet de perú ( ha anos ja)com uma fatia de pão de milho. E tomo uma xicara de café. Nao tou com essa bola toda pra abolir tb essa delicia!!
Beijos amiga. O que voce acha da tal da raw food? Gostaria de conversar sobre isso com voce por email talvez.

http://graceolsson.com/blog disse...

TENHO DIFICULDADES EM COMER ANTES DAS 10 DA MANHA.
NAO COMO NADA....

MAS, UMA VEZ NO BRASIL, COMO TUDO QUANTO É FRUTA..KKKKKK
MENINA, NAO QUIS SABER DE COMER..SOMER SABER DAS FRUTAS....

BJS E, ROSIANE, EU ESTOU FELIZ...EU CONSEGUI. OBRIGADA POR PALAVRAS TAO GENTIS
http://graceolsson.com/blog/2011/03/the-uruguay-of-my-dreams/