3 de jul. de 2010

Porque eu torcia para Gana e para quem estou torcendo agora

Primeiro quero dizer que estou completamente arrasada com o resultado do jogo Brasil e Holanda. Nunca a exclusão do Brasil em uma copa do mundo me afetou tanto.

Deve ser minha condição de imigrante em um país europeu. A aproximação da chegada dos quarenta, perdas na família, sonhos em vista de serem realizados, novas experiências de vida, entre outras coisas.

Fernanda me perguntou e eu quero explicar para ela, para outras pessoas e até para eu mesma, porque eu torcia por Gana.
Primeiro, porque Gana era o único país africano que se classificou para as quartas de final.
Segundo, tenho muito simpatia e vontade de conhecer Gana e outros países do continente Africano.
Terceiro, Gana nunca venceu uma copa.
E quarto, motivos pessoais e profissionais. Porque eu tenho uma aproximação enorme com a população negra brasileira. Entre outras coisas que já fiz, tenho orgulho de dizer que estudo há mais de 15 anos quilombolas no Amapá. E fui relatora da comissão de segurança alimentar e nutricional das populações negras no período de 2005 a 2007 no CONSEA.

Acho que esses sãoos principais motivos que me faziam torcer por Gana.
Mas Gana agora está fora, assim como o Brasil.
E agora, por quem torcer?

Citando Milton Nascimento:
Eu sou da América do Sul, eu sei, vocês não vão saber .
Por que eu sou da América do Sul, eu torço por Argentina, Paraguai e Uruguai.
A semi-final da copa está dividida entre países ricos da  União Européia e países em desenvolvimento ou sub-desenvolvidos da América do Sul.

Hoje o jogo entre Alemanha e Argentina, quase me divide.
Alemanha é o país que vivo e sobrevivo; Eu tenho grandes amigas alemãs e eu gosto e admiro algumas coisas na Alemanha.
Mas eu sou da América do Sul. Eu sou latina. Eu sou imigrante. Então eu torço pela Argentina.
Eu também admiro Maradona. Ele e Pelé foram excelentes jogadores, considerados os melhores do mundo. Admiro Maradona por ele enfrentar e tentar se livrar do vício do uso de droga.
E se a Argentina perder?
Fazer o quê? Faz parte do jogo.

Se a final for entre Alemanha e Espanha, eu continuarei dividida. Porque eu simplesmente adoro a Espanha e sua cultura, comida e seu jeito de viver. Embora, eu não viva lá.

O único time que eu não torço para ganhar esta copa é a Holanda, afinal eles fizeram uma laranjada com o time de Dunga.

E por fim quero ressaltar a emoção de ter escutado Lúcio lendo o texto contra discriminação no jogo de ontem.
Os capitães do Brasil e Holanda disseram:
"Rejeitamos com toda nossa força o racismo e qualquer forma de discriminação (...) Acreditamos no poder do futebol para unir os homens e as mulheres de todas as raças, todas as religiões e todas as nacionalidades", indicou Van Bronckhorst. "Se todo mundo se unir, poderemos vencer o racismo', concluiu Lúcio. Eu li aqui.
Foi lindo e emocioante. Foi a parte mais bonita do jogo.

Diga NÃO ao RACISMO, HOMOFOBIA, PRECONCEITO e VIOLÊNCIA.

10 Comente aqui:

Milton T disse...

Sempre gostei do time uruguaio e argentino, espero uma final dessas

bom fim de semana

bj

Fernanda disse...

Ok! Explicado! Mistério desvendado, rssss....E perfeitamente compreensível, Rô.

Que fosse um país, que nunca antes tivesse ganho o Mundial a ganhar, parece-me muito bem. Que seja um país pobre, parece-me ainda melhor, pois a alegria para os cidadãos seria muito grande.

Confesso que tenho tb um fraquinho pela Argentina; acho que seria a cereja em cima do bolo, para Diego Maradona.

Beijos e fica bem!

Milton T disse...

Imagina Roseane, ganhei o bolão contar o Chile e contra a Holanda pus 1x0 Brasil

=)

Ivana disse...

Pois é RÔ, nosso time já era. Foi doído de ver, como eu já havia comentado contigo antes, aqueles representantes do nosso povo com cara de derrotado, chorando até. Nem eu, que nem sou muito ligada em futebol e me considero uma torcedora de copa nível moderado, não consegui conter as lágrimas ouvindo o depoimento do Júlio Cesar. E a carinha de choro do Kaká? Ah, que dó!!!
Como já deves saber, a Argentina rodou. Agora, vou continuar torcendo por qquer time da América Latina que esteja no páreo. Mas é preciso admitir, que o tima alemão dá um show (deu outro hoje, contra a Argentina). No fundo, acredito que a copa já é deles.
Beijos!

Anunciação disse...

Observando friamente a Alemanha é o melhor time,a melhor equipe.Mas o coração tem razões que a própria razão desconhece.

lisneri@bol.com.br disse...

Rô, estou contigo e não abro, só não torci pela Argentina e confesso que a derrota deles de 4até amenizou a tristeza pela perda do Brasil.bjs

Anônimo disse...

Oi Rô !!!
Dei uma desaparecida.Depois conto para você por e-mail.
Também torci por Gana pelos mesmos motivos que você compartilhou.
Estou com saudade do meu link no seu blog...(snif,snif) Quero continuar seu sua vizinha... Não abro mão da sua companhia...rsrsrs
Um graaaaaaannde beijo!
Com carinho,
Leonor

Anônimo disse...

Oi Amiga,
Estou com voce, torço por Gana, por que torceria pela Africa de qualquer maneira. Nao ligo para futebol e quando o Brasil ganha vota mal, é uma logica que nunca muda infelizmente.
Estou na França, vimos o jogo do Brasil dentro de um bar/ restau. Todos torciam pela Holanda e somente minha mae e minha filha pelo Brasil. Eu nem torço, siceramente. A torcida europeia foi esmagadora no loca, e ai sente-se mal, imagino voce na condiçao de estrangeira moradora sim. A gente pensa que o Europeu tem uma simpatia enorme pelo Brasil, mas na hora do "vamos ver" é nos ca e eles la. Difernte de nos, que acho que nao torceriamos pelos Argentinos e nem eles por nos... Beiteira, os paises tinham mais que ser unidos, feito a "Uniao Europeia".
Beijos da Cam

Webeatriz disse...

"Ando tão a flor da pele...." foi a música que me veio a cabeça ao ler ese teu texto que me deixou emocionada às lagrimas. Apesar de não ser torcedora de ficar diante da TV, a midia nos envolve, e nos "obriga" a fazer escolhas e eu também torci p/ um pais africano nas finais, por um pais latino-americano e até pelo Brasil! rs
Eu chorei quando vi os japoneses derrotados e chorando, quando o jogador de Gana perdeu aquele penalti... a copa que eu vejo pelas reportagens só me fazem chorar. mas o que é de fazer chorar mesmo são comerciais como os das latinhas de cerveja que xingam os artgentinos e incitam a rivalidade, que leva ao preconceito e a violencia.

http://graceolsson.com/blog disse...

oLHA, QUALQUER PAIS AFRICANO QUE CHEGUE A QUALQUER ESTÁGIO, me faz torcer por ele

Chorei com a queda da Africa do Sul. E Ghana, mais ainda. Se eu pudesse viveria naquele continente.Meu coracao dispara com o simples falara da palavra ÁFRICA
Se há vidas passadas, acredite...EU VIVI LÁ.
bjs e dias felizes