13 de abr. de 2010

Mais frutas e vegetais na mesa brasileira

Dia 07 de abril foi o dia mundial da saúde.
O Ministério da Saúde do Brasil apresentou um estudo sobre o perfil da alimentação de brasileir@s.
O estudo mostrou que a população brasileirta aumentou o consumo de frutas e vegetais. :)
Em compensação, também aumentou o consumo de refrigerantes e produtos gordurosos e aumentou o sendentarismo. :(

Quando eu estava preparando minha palestra (em fevereiro/10) sobre a situação alimentar e nutricional brasileira e o fome zero, encontrei alguns dados super interessantes que já apontavam estes dados.
Desde 2004 a Organização Mundial de Saúde começou uma campanha mundial pelo aumento do consumo de frutas, legumes e hortaliças no mundo. O Brasil abraçou essa campanha e começou uma série iniciativas para atingir este objetivo.
Em 2003, o Presidente Lula também lançou o Fome Zero, o que contibuiu muito para que os programas de alimentação e nutrição se integrasse com um objetivo de acabar a fome e melhorar a situação nutricional da população brasileira.
Se comparar com a população brasileira, acho que pouca gente sabe desses resultados. Existe uma divulgação, mas talvez não seja massiva ou a linguagem não seja adequada para que 180 milhões de brasileir@s saibam disso.
O governo ainda precisa melhorar a sua comunicação.

Eu queria escrever mais sobre alimentos e nutrição no blog, mas nem sempre dá certo. As idéias fluem independente dos meus planos e desejos.
Mas sem dispersar do assunto principal, que é o aumento do consumo de frutas e vegetais, achei isso ótimo.
É resultado de um trabalho do Governo Brasileiro, ONGs, mas também de nutricionistas, profissionais da saúde, da agricultura, da educação e outros, que contribuem para melhorar qualidade da alimentação brasileira.

Aqui neste síte tem informações sobre como aumentar o consumo de frutas e vegetais por dia. É bem legal, recomendo. http://www.5aodia.com.br/

Perguntinhas:
1- Já comeu uma fruta hoje? Se sim, qual?
2- Você faz algum tipo de atividade física?

Minhas respostas:
Eu comi, um morango até agora (são 11.21 hs) e amanhã tenho a minha ginástica semanal. Mas ando de bicicleta pra cima e pra baixo, sempre que posso. E no verão subo a montanha todo final de semana.
Quando morava no Brasil, eu era bem mais ativa.

9 Comente aqui:

Edelize disse...

Ro, quando eu era pequena ouvia meus pais dizerem que OMS tinha estudado a dieta de vários países e a do Brasil era a mais baleanceada (arroz, feijão, legumes, carne, saladas e frutas). Não sei o quanto disto era verdade, mas cresci com esta idéia (se você sabe de algum estudo disto, me avise, pode ter sido idéia dos meus pais para me fazerem comer direito hahahaha).

Quanto às suas perguntas:
1) comi três porções de frutas hoje: 1 poncã, uvas e 1 pera;
2) Sim, corro todas as manhãs antes de ir trabalhar. São apenas 4K, mas que me deixam bem tranquila e energizada para enfrentar o dia.

Ótimo post!

Unknown disse...

Fátima, obrigada pelo elogio ao post.
Comentando teu comentário, o Brasil tem uma variedade de frutas e vegetais e isso ajuda no balanceamento da dieta. Mas essa última pesquisa também apontou a diminuição do consumo do feijão.
Não tenho muito detalhes sobre isso.
Mas o feijão com arroz (juntos)tem uma ótima combinação de proteinas. E durante muito anos, essa era a base da alimentação brasileira. Então seus pais tinham razão nesse aspecto.
Só nãos ei se a OMS pesquisou isso, mas deve ser verdade sim.
No Brasil eu caminhava e ia para academia a partir das 6 da manhã, isso me dava energia para aguentar o tranco do trabalho.

Anônimo disse...

Que nnoticias maravilhosas, que a mesa do brasileiro esta mais nutritiva e que o governo esta fazendo alguma coisa de realmente util. Para mim isso é uma surpresa, soescuto fasllar de corrupção e de vexames do Lula.
Sobre sua palestra voce bem que pode compatrilha-la no blog, poderia colocar a palestra como um post, que tal? Bem bacana a gente ler o que voce falou para o mundo.
Beijos e parabens,
Cam

Unknown disse...

Cam, vou pensar em um jeito de disponibilizar o power point.

Lu Souza Brito disse...

Oi Rô,

Boa noticia sobre o aumento de consumo de frutas e verduras. E que pena que com tantas informações disponíveis, as pessoas ainda insistam em consumir nao moderadamente o refrigerante ou deixam de praticar atividades físicas, engrossando a lista de sedentários no país.
Você já ouviu falar que o Brasil está se tornando um país de pessoas com sobrepeso? Veja a mulherada, em sua maioria, nao sao obesas, mas aquele "pneu" gigante está lá...e a tendencia é que aumente, enfim...

Sobre as perguntinhas:

Sim, já comi 1/2 banana e 1/2 maça hoje (faço isso diariamente)
E faço musculação / aerobica de 2 a 3x por semana durante 01:20h.

Beijooooos
Lu

Milton T disse...

Agora é época de caqui por aqui e jaá comi meu

Saladinha nas refeições é sagrado por aqui

Bj

Anônimo disse...

super interessante o seu post de hoje. Ontem emsmo estavamos comentando sobre o consumo de produtos organicos no Brasil e nao soubemos dizer se existe um movimento nesse sentido. Minha mae só lembrou que na sua cidade as 3 hortas que existiam aonde se comprava tudo fresquinho colhido na hora fecharam.

1- Já comeu uma fruta hoje? Se sim, qual?
sim, frutas vermelhas daqui a pouco uma grapefruit

2- Você faz algum tipo de atividade física?
faxina na casa conta? sou muito sedentária.

Eu, sem clone disse...

Boa noite, Roseane. Meu marido esta trabalhando no computador dele. Mas vou te dar duas respostas em uma so:

1- Ja comeu uma fruta hoje? Se sim, qual?

Veneide = Eu não, mas comi bastante salada de legumes. Comi framboesas ontem e anteontem. Confesso que não gosto de macãs.

Daniel = Sim. Comeu macã e salada de frutas frescas (todo dia no restaurante do trabalho).

2- Você faz algum tipo de atividade fisica?

Veneide: ginastica, musculacão e caminhada.

Daniel = caminha até 10 km 3 vezes por semana.

Era so isso? Se precisar de mais alguma coisa estamos aqui.

bjs

Veneide

http://graceolsson.com/blog disse...

quando eu vou ao Brasilm so como frutas.nao quero saber de anda, por que aqui, nao temos...kkk
bjs e dias fezlies