18 de abr. de 2010

Dia 19 de abril - Dia Indígena no Brasil

Acho mais adequado dia indígena, assim contempla o dia de indías e indios.
"Mas agora eles só tem o dia 19 de abril"
Quem é a população indígena brasileira?
Acredita-se que população indígena, há mais de 500 anos, constituia-se em mais de 1 milhão de habitantes.
Atualmente a população é de aproximadadmente 411.000 indígenas, que fazem parte de 210 povos/etnias com 170 línguas e identificadas.
Índios e indíos brasileir@s vivem na floresta, na região ribeirinha, na cidade, na beira da estrada, em regiões preservadas, outras devastadas e desmatadas, enfim pelo Brasil afora.
A população indígena brasileira tem um patrimônio histórico e cultural enorme.
Desde a colonização do Brasil, os povos indígenas foram desrepeitados, subjulgados e tiveram suas terras apropriadas por terceiros.
O dia indígena é dia de celebração, mas também de luta e reinvidicação dos povos indígenas por seus direitos violados, pelo respeito à sua cultura e a seu modo de viver.
A situação dos Guarani Kaiowá , que eu vez ou outra eu falo aqui, continua desumana.
Leiam a reportagem Índios guaranis vivem situação de extermínio silencioso  aqui 
Este ano vamos ter eleição para presidente, devemos refletir bem sobre o programa de governo de cada candidat@ em relação à população indígena.
E um pouco de música e esperança nas vozes, nos passos e no ritmo das crianças:

6 Comente aqui:

Anônimo disse...

Que situação mais deploravel a do indio no Brasil, o verdadeiro povo brasileiro. Nosso povo tem tanto de indigena no sangue que voce vai ali para o Parana e pensa que vai encontrar pessoas louras, mas o que encontra sao lindas pessoas morenas de traços indios. Deveria ser valorizada a cultura, a etnia, tudo, é tao bonito e bacana. Nao entendo esse nosso povo com vergonha de si. E é pra ter vergonha sim, quando se pensa da dizimação dos povos indigenas.
Bjos da Cam

Milton T disse...

Nossa, você disse a verdade. Extermínio silencioso, isso é cruel.

Bom domingo

bj

Jannine disse...

Como sempre seus post sobre os indígenas brasileiros são altamente informativos e politizados, parabéns por abraçar esta causa Ro!
Um cheiro.

Celia disse...

Muito bom seu post. Vc falou certo.
Bj grande

Mi disse...

agora fiquei ate na duvida: sera que algum candidato a presidencia inclui a populacao indigena na agenda de governo deles?? bjs!

Anônimo disse...

A luta dos Guarani e dos povos indígenas é a luta pela vida, pelos direitos humanos...é um grito por justiça, dignidade, na aldeia selvagem capitalista, que exclui, que mata, que destroi o proprio homem, que destroi o meio ambiente.