2 de ago. de 2008

A polêmica do atleta brasileiro

Eu li neste link que Fabio da Silva, atleta de salto de vara estava com o nome na lista dos vários atletas que assinaram uma carta ao presidente da China pedindo liberdade de expressão especialmente ao Tibet.
O nome de Fabio aparece no manifesto do síte esporte pela paz.
Eu vi a lista dos atletas qu assinaram o tal manifesto. Apenas um nome familiar (brasileiro) aparece e mesmo assim ele nega que seja ele.
É díficil dá à cara para causas tão polêmicas, políticas...eu já passei por isso e quase perdi meu emprego.
Imagino o quanto a olimpíadas seja importante para @s atletas em geral e, por isso, poucos assinaram o manifesto, apesar de serem contra o regime política adotado na China.

Tradução da carta enviada ao Presidente da China:
"Caro Presidente Hu,
Nós todos esperamos que os Jogos Olímpicos na China sejam um grande sucesso e que os ideais olímpicos estejam presentes.
Por isso, estamos pedindo ao senhor:
- Para permitir uma solução pacífica para a questão do Tibete e para outros conflitos no seu país com respeito aos princípios fundamentais dos direitos humanos.
- Para proteger a liberdade de expressão, religião e opinião em seu país, incluindo o Tibete.
- Para garantir que defensores dos direitos humanos não sejam mais intimidados ou aprisionados.
- Acabe com a pena de morte.

A China é o foco da atenção mundial. Sua decisão nestas questões decidirão sobre o sucesso dos Jogos Olímpicos e da imagem que o mundo terá da China no futuro. Estamos pedindo para que o senhor respeite os direitos humanos na China para obter paz duradoura e reconciliação."

A tradução eu peguei no link que citei lá em cima.

0 Comente aqui: