24 de mai. de 2008

O transporte coletivo na Alemanha

Minhas conclusões a partir de Heidelberg

Uma das coisas que eu mais gosto aqui é da organização do transporte coletivo.
Acho tudo muito prático, seja de trem, bonde ou ônibus.

A pessoa chega na parada ou na estação e vai ver uma tabela com os horários que o trem, bonde ou ônibus vai passar ali.

Nós não temos carro. Quando precisamos do transporte coletivo, andamos muito de bonde ou ônibus. E viajamos muito de trem também.

A minha casa fica uns 100 metros da parada do bondinho. Eu já sei os horários que ele passa. Então eu desço um minuto antes dele passar. Isso não é um barato???

Claro, que existe exceções e às vezes eles atrasam, mas é tão pouco tempo de espera que não dá nem para reclamar.

Quando viajei para Nuremberg, comprei minha passagem de trem e estava incluído no meu ticket, o uso de transportes coletivos na cidade durante minha permanencia lá. Achei isso uma maravilha.

Outra coisa muito legal aqui são: os tickets do semestre, usado por estudantes, o ticket mensal, usado pela maioria das pessoas. Ainda tem o job ticket, mas esse eu não sei como funciona.

O ticket semestral é usado por estudantes e ele abrange várias cidades. O pagamento é realizado por semestre e pode ser usado durante o período semestral quantas vezes a pessoa quiser.

O ticket mensal, é usado pela maioria das pessoas, inclusive euzinha. Pago por mês e utilizo várias vezes.

A principal vantagem do uso desses tickets, é que pode ser usado várias vezes ao dia. E isso representa uma boa economia para quem precisa do transporte muitas vezes ao dia ou por semana.

Se a pessoa fosse comprar uma passagem individual para cada viagem que fizesse, gastaria muito mais.

Uma outra vantagem do ticket mensal, é que durante a semana a partir das 19 horas, a pessoa que comprou o ticket pode levar até 4 pessoas da família com ela durante um percurso sem que as 4 pessoas paguem a trecho da viagem. E vale também para os finais de semana, durante todo o dia.

Essa vantagem do ticket nós descobrimos recentemente, e olha que já estamos há mais de um ano aqui. Fico imaginando se não tem outras vantagens que a gente não sabe.

0 Comente aqui: