14 de abr. de 2008

Uma questão antiga...

O vídeo é de 2006, não tem uma boa qualidade, mas a voz de Anastácio Peralta até hoje clama pela titulação da terra e promoção dos direitos humanos para os povos indígenas.



Os povos indígenas pedem socorro novamente.

O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil 2006/2007, elaborado pelo Conselho Indígenista Missionário (CIMI), foi divulgado semana passada. O documento aborda a questão da invasão de terras, trabalho escravo e a falta de assistência nas áreas da saúde e educação indígenas. Aponta a questão fundiária como principal responsável pelo aumento da violência entre e contra os povos indígenas.

Segundo a organizadora do relatório, Lúcia Rangel, da PUC-SP, o aumento de assassinatos é resultado da crescente tensão no cotidiano das comunidades indígenas.

"É uma população que não tem onde plantar, não tem como reproduzir seus meios básicos de vida, e daí, decorre uma série de problemas, como desnutrição e mortalidade infantil, suícidio de jovens e conflitos internos como assassinatos".

Estou com o relatório completo, se alguém quiser é só me avisar que envio por email.

Os Guarani Kaiowá são um dos povos mais afetados pela situação de violência.
Se você se incomoda com essa situação e quer fazer alguma coisa, que tal enviar uma carta ao Presidente Lula?
Primeiro você entra neste link aqui, entra direto no caso dos Guarani Kaiowá.

O link que peguei está em espanhol, mas pode ser visualizado em inglês também.
A página entrará com as informações sobre a situação dos Guarani Kaiowá, e no final dessas informações, aparecerá a carta escrita ao Presidente.

E bem no finalzinho,vem a parte a interativa, caso você queira participar e enviar também uma carta. Mas é preciso preencher algumas informações como nome, sobrenome, endereço......

Depois que você preenche com seus dados, você pode ver a carta, clicando em cima do "ver a carta para o destinatário...."

A carta aparecerá com o seu nome e endereço.
Aí você pode imprimir, enviar por correio ou fax ao Presidente da República, e se quiser com cópia para os demais Ministros.

Se tiver alguma dúvida é só me falar.

Mais informações no síte da FIAN: www.fian.org

Eu peço também para quem já enviou ou que pretende enviar a carta, quando obter resposta do Governo Brasileiro, por favor me avise ou diretamente a FIAN, ok?

Boa semana para nós!!!

0 Comente aqui: