5 de mar. de 2013

Mangostão, uma fruta e tanto!

Quando eu falei que tinha comido mangostão em Filipinas, fiquei surpresa porque ninguém conhecia essa deliciosa fruta, diria até uma fruta das deusas.

A primeira vez que comi mangostão foi em Belém em 2002. Antes disso nunca nem tinha ouvido falar. Quando comi, me esbaldei!!!

É uma fruta um pouco cara, não sei porque. Mas tudo bem, vale pena. Eu dou valor numa delícia desse naipe. Só para ter idéia, já paguei 5 euros por um mamão aqui na Alemanha.

O mangostão é uma fruta exótica, que se come fresca, é vermelha a castanho-escuro, manchada de amarelo. A polpa é mole, suculenta e de sabor suave. É parente do bacuri.

Fiz uma pesquisa sobre mangostão e vejam o que encontrei:
  • Foi plantado na década de 40 no Brasil pelo IPEN, hoje EMBRAPA.
  • É cultivado principalmente nas regiões da Bahia e do Pará, devido a melhor adaptação do fruto ao clima e solo desses locais.
  • O mangostao também é considerado um alimento com propriedades funcionais ou nutraceuticos, ou seja com efeitos medicinais, preventivos e terapeuticos. E tá sendo chamado de fruta do futuro. Então daqui há alguns anos, vocês podem dizer, eu li isso em um blog. (Será que sou metida?)
  • Um mangostão de aproximadamente 200 gramas tem cerca de 143 calorias, 131 gr. de carbohidrato, 2,7 gr. de proteina, 9.5 gr. de gordura e 14 % de fibra. E tem um monte de vitaminas e minerais.
Foi uma delícia pesquisar sobre o mangostão. Acho que depois volto para complementar com mais informações.

Aqui tem mais:
www.nutritiondata.com
www.mangostao.com.br
www.freelocalclassifiedads.us
www2.uepa.br/tecnagro/mangostao.htm

Este post foi publicado no dia 10 de abril de 2008, depois da minha primeira viagem à Filipinas.

4 Comente aqui:

Anônimo disse...

Eu cheguei até aqui por estar procurando sobre anteoxidantes.
E descobri, que essa fruta é a rainha para essa indicação.Abraço.

Anônimo disse...

no sitio da minha avó tinha 2 pés dessa fruta (do Vermelho e do Branco) o branco na verdade é amarelo tá, nossa le sobre ele no seu blog me fez reviver a infancia,encontrei um pé de mangostão no interior de são paulo tbm mas infelizmente não tinha frutos (não era época) caso vcs não se lembre o gatorede fez uma edição limitada com essa fruta mas denominou Mangostin, resumindo se vc nunca experimentou esta perdendo algo maravilhoso.

Luma Rosa disse...

Parece uma romã miniatura!!
Não reconheci, então nunca vi mesmo!
:)
Parece suculenta!!
Beijus,

Anônimo disse...

Essa fruta fez parte de minha infância! Amooo! Faz tempo que não como... Mas quando voltar pro meu sítio, vou plantar um pé de mangostão.