19 de abr. de 2008

Dia do Índio


'Todo dia era dia de índio..
Mas agora eles só têm o dia 19 de abril"


Hoje é dia do índio, da índia, dos povos indígenas e como díria Odorico Paraguassú das povas indígenas.

Desde 1943, o Brasil celebra o Dia do Índio, no dia 19 de abril, como desdobramento do I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940.

O Brasil já teve mais de 5 milhões de indígenas, hoje são em torno de 450 mil, distribuídos em 210 povos, e cerca de 170 línguas, vivendo em situação de miséria, exclusão, fome, discriminação e injustiças sociais.

O dia do indío é dia de celebração, mas também de luta e reinvidicação dos povos indígenas por seus direitos violados, pelo respeito à sua cultura e a seu modo de viver.

Apesar do direito às suas terras tradicionais estar na Constituição Federal desde 1988, a maioria dos povos indígenas ainda não tem sua terra demarcada e protegida. A terra é mais que simples moradia; a terra para os indígenas tem valores representativos da própria sobrevivência humana (físical, social e cultural).

A violência contra e entre os indígenas, incluindo suicídios, aumentou muito. O número de indígenas assassinados cresceu 64% em um ano. A violência, a criminalização das lutas índigenas e de suas lideranças, assassinatos e homícidios, estão ligados a disputa pela terra.

E como se não bastasse, ainda existem indígenas em situação de trabalho escravo, com números alarmantes. Todos os índices negativos são muito mais altos quando se trata dos povos indígenas. Os indíces de desnutrição e mortalidade infantil entre as crianças indígenas são bem maiores que não indígenas.

O direito humano à alimentação adequada não é respeitado e os povos indígenas continuam sofrendo com essa violação e com fome de justiça.

A FIAN está desenvolvendo uma Ação Urgente, de envio de cartas ao Governo Brasileiro, em apoio aos Guarani Kaiowá de Mato Grosso do Sul, quem quiser participar desta campanha basta clicar neste link e mandar uma carta ao Presidente Lula pedindo explicações e justiça para os Guarani Kaiowá.

Eu não me canso de falar aqui e pedir para vocês que enviem uma carta ao governo brasileiro.

Outras pessoas também fizeram esse pedido como:

Denise Arcoverde - Washington - Estados Unidos
Wania Beatriz - Rondônia - Brasil
Nanci - Mato Grosso do Sul - Brasil

E se alguém mais fez e eu não soube, por favor me avise para eu linkar aqui.

E sobre o dia do índio, quem já escreveu alguma coisa:

Face it act now - Alemanha
Maria sem vergonha - Brasil
Suelly Marques - Brasil
Meiroca - Itália
Luiz Valério - Brasil
Flavia - Brasil
Claudia - Brasil


Aqui tem umas fotos
E esse vídeo lindo...



E eu encontrei um quiz sobre os povos indígenas, bem legal, quem quiser fazer é ir nesse link aqui

0 Comente aqui: