3 de dez. de 2007

Um pouco sobre a FIAN

Para quem ainda não sabe, estou trabalhando voluntariamente na FIAN. Depois escrevo sobre o trabalho voluntário e o que faço lá. Ok?

FIAN
significa em ingles Foodfirst Information & Action Network.

Criada em 1986, foi a primeira organização internacional de direitos humanos a lutar pela realização do direito à alimentação adequada, como prevê a Declaração Universal de Direitos Humanos e outros instrumentos internacionais de direitos humanos.

A visão da FIAN é um mundo protegido contra a fome, em que toda pessoa possa desfrutar plenamente de seus direitos humanos dignamente, em especial o direito a alimentação adequada.

Faz parte do trabalho da FIAN investigar e denunciar ações que impedem pessoas de alimentar a si próprias e suas familias. A luta contra a discriminação de gênero e outras formas de exclusão também fazem parte integralmente de sua missäo.

A FIAN desempenha um papel chave no fortalecimento do sistema de proteção de direitos humanos, por exemplo, em nível nacional por meio da apresentação de informes paralelos sobre direitos econômicos, sociais e culturais no sistema de direitos humanos da ONU (Organizacäo das Nacöes Unidas); na elaboração do comentário geral 12 sobre o direito a alimentação em 1999; e na aprovação em 2004 das diretrizes voluntárias sobre o direito a alimentação por parte dos Estados membros da FAO.

Mais informacöes nos links abaixo.
www.fian.org e http://www.face-it-act-now.org/


A FIAN Internacional tem uma secção no Brasil com sede em Goiânia
http://www.fianbrasil.org.br/

0 Comente aqui: