22 de mai. de 2007

Uma mulher importante - resultado

Como foi difícil escolher cinco mulheres e entre cinco, escolher uma.
Como tudo começou...
Como já falei, tive uma aula sobre biografias de pessoas que foram importantes na história da Alemanha e do mundo. Para minha surpresa eram todos homens. Não por culpa da professora (que parece ser feminista) ou da escola. Mas estava escrito no livro. Um dos deveres de casa foi escrever sobre uma pessoa importante para o país de origem. A professora pediu que não fosse personalidade política.

E na mesma hora já fui pensando em algumas mulheres. A primeira que veio na cabeça foi Maria Bonita, minha favorita. Depois Leila Diniz, Cora Coralina, Janete Clair, Elis Regina, Anita Garibaldi e Tarsila do Amaral.

Quando cheguei em casa decidi consultar a blogosfera e amig@s. Então pensei vou fazer uma enquete no blog.
Primeiro consultei o google, digitei: mulheres famosas no Brasil, brasileiras importantes para o Brasil, qual a mulher mais importante, quem foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras e outras.
Me surpreendi novamente. Da minha listinha, apareceu apenas a Leila Diniz. Mas outras mulheres surgiram, e as mais citadas inclui na enquete, sem excluir Maria Bonita.

Raquel de Queiroz foi uma boa escritora e a primeira mulher eleita para tomar assento na Academia Brasileira de Letras. Mas contribuiu fortemente para o golpe militar na década de 60. Nem sei porque inserir ela na minha enquete, pois jamais escreveria sobre ela, mesmo que ela ganhasse.

Chiquinha Gonzaga e Pagu apareceram freqüentemente na internet. Elas foram mulheres fortes, corajosas, supreendentes, mulheres a frente do seu tempo.

Leila Diniz e Maria Bonita eram minhas preferidas. Leila Diniz era maravilhosa, escrachada e só queria ser feliz e viver intensamente. Maria Bonita, foi a primeira mulher a entrar no cangaço. Também foi corajosa e ao lado do seu amor lutou pelo que acreditava. Era vaidosa, ciumenta e arretada.

Com 37% a vencedora foi:





Chiquinha Gonzaga



 
Eis o resultado da enquete:







Esta é a frase de Leila Diniz que se tornou um lema na minha vida:

"Viver, intensamente, é você chorar, rir, sofrer, participar das coisas, achar a verdade nas coisas que faz. Encontrar em cada gesto da vida o sentido exato para que acredite nele e o sinta intensamente"

Eu fiz o trabalho sobre a Chiquinha Gonzaga. A professora achou muito legal e diferente. Ela gostou muito de saber sobre a vida desta personalidade.

8 Comente aqui:

Anônimo disse...

E vc vai escrever sobre ela?
Aproveita a pesquisa q vai fazer e faça um post.

Anônimo disse...

Que alegriaaaaaaaaaaa bonekinha receber sua vistinha,Volte sempre!
Adorarei te receber em minha casinha.
Uma 4º feira MARAVILHOSA pra vc!!

Anônimo disse...

oi lindinha passei para lhe deixar um beijinho e lhe desejar uma optima noite de descanso beijokinhas

Andréa disse...

Parabens! Excelente e eu aprendi muito com esse post. Beijos.

Carlinha Salgueiro disse...

Não foi a minha escolha, mas adorei a idéia da enquete para seu trabalho, parabéns!
Beijos!

Claudia disse...

Vc podia colocar o trabalho aqui, em portugues claro.. :) Ai a gente aprendia junto..:)

Anônimo disse...

Rô, de fato, escolher uma entre tantas não é fácil, e mesmo entre as cinco que você indicou foi um tarefa dificil. Como lhe disse escolhi a Raquel de Queiroz, pela lembrança que senti do meu pai, mas, qualquer uma delas seria muitíssimo bem escolhida. Parabéns pelo trabalho, que, tenho certeza, foi feito com o capricho de uma amapaense. Bjs e um feliz final de semana para você e sua família.

Unknown disse...

Oi, Ví q vc faz curso de alemão em Heidelberg. Será q poderias postar o site do curso? Tenho uma amiga q está indo praí e estou ajudando a procurar escolas.
Obrigada!