31 de mai. de 2007

Quadrinho


29 de mai. de 2007

Circulou por aí...

Por que você atravessa a rua (veja onde vc se enquadra)
*Por que o Ariano atravessou a rua?
Certamente para bater boca com alguém que estava do outro lado.
*Por que o Taurino atravessou a rua?
Porque encasquetou com a idéia.
*Por que o Geminiano atravessou a rua?
Se nem ele sabe, como é que eu vou saber?
*Por que o Canceriano atravessou a rua?
Porque estava se sentindo só e abandonado deste lado de cá.
*Por que o Leonino atravessou a rua?
Para chamar a atenção, sair nos jornais, revistas, etc.
*Por que o Virginiano atravessou a rua?
Ele ainda não atravessou porque está medindo a largura da rua, avelocidade dos carros, se essa experiência é válida, qual seria a melhor hora de atravessar essa rua, etc...
*Por que o Libriano atravessou a rua?
Nem precisou atravessar. Alguém acabou oferecendo carona para ele.
*Por que o Escorpiano atravessou a rua?
Porque era proibido.
*Por que o Sagitariano atravessou a rua?
Porque a idéia pareceu maneira e deu vontade.
*Por que o Capricorniano atravessou a rua?
Porque foi pechinchar nas lojas do outro lado.
*Por que o Aquariano atravessou a rua?
Porque isso faz parte de uma experiência que trará incontáveis avanços tecnológicos no futuro.
*Por que o Pisciano atravessou a rua?
Que rua?

27 de mai. de 2007

Amar é...


pedir desculpas após arrotar e/ou peidar após seis anos juntos.

22 de mai. de 2007

Uma mulher importante - resultado

Como foi difícil escolher cinco mulheres e entre cinco, escolher uma.
Como tudo começou...
Como já falei, tive uma aula sobre biografias de pessoas que foram importantes na história da Alemanha e do mundo. Para minha surpresa eram todos homens. Não por culpa da professora (que parece ser feminista) ou da escola. Mas estava escrito no livro. Um dos deveres de casa foi escrever sobre uma pessoa importante para o país de origem. A professora pediu que não fosse personalidade política.

E na mesma hora já fui pensando em algumas mulheres. A primeira que veio na cabeça foi Maria Bonita, minha favorita. Depois Leila Diniz, Cora Coralina, Janete Clair, Elis Regina, Anita Garibaldi e Tarsila do Amaral.

Quando cheguei em casa decidi consultar a blogosfera e amig@s. Então pensei vou fazer uma enquete no blog.
Primeiro consultei o google, digitei: mulheres famosas no Brasil, brasileiras importantes para o Brasil, qual a mulher mais importante, quem foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras e outras.
Me surpreendi novamente. Da minha listinha, apareceu apenas a Leila Diniz. Mas outras mulheres surgiram, e as mais citadas inclui na enquete, sem excluir Maria Bonita.

Raquel de Queiroz foi uma boa escritora e a primeira mulher eleita para tomar assento na Academia Brasileira de Letras. Mas contribuiu fortemente para o golpe militar na década de 60. Nem sei porque inserir ela na minha enquete, pois jamais escreveria sobre ela, mesmo que ela ganhasse.

Chiquinha Gonzaga e Pagu apareceram freqüentemente na internet. Elas foram mulheres fortes, corajosas, supreendentes, mulheres a frente do seu tempo.

Leila Diniz e Maria Bonita eram minhas preferidas. Leila Diniz era maravilhosa, escrachada e só queria ser feliz e viver intensamente. Maria Bonita, foi a primeira mulher a entrar no cangaço. Também foi corajosa e ao lado do seu amor lutou pelo que acreditava. Era vaidosa, ciumenta e arretada.

Com 37% a vencedora foi:





Chiquinha Gonzaga



 
Eis o resultado da enquete:







Esta é a frase de Leila Diniz que se tornou um lema na minha vida:

"Viver, intensamente, é você chorar, rir, sofrer, participar das coisas, achar a verdade nas coisas que faz. Encontrar em cada gesto da vida o sentido exato para que acredite nele e o sinta intensamente"

Eu fiz o trabalho sobre a Chiquinha Gonzaga. A professora achou muito legal e diferente. Ela gostou muito de saber sobre a vida desta personalidade.

21 de mai. de 2007

Encontro do "Viver" em Heidelberg

Eu tô pra lá de Rubinho (na última fila para falar no nosso encontro), mas...aqui vai um breve relato.
Primeiro quero falar deste síte o Viver na Alemanha. É um síte porreta, tem muitas informações sobre a Alemanha, especialmente a vida de imigrantes. É uma mão na roda para quem quer visitar, morar, estudar neste país.
Desde 2004 eu conheço o síte, mas sempre só lia as informações. Quando decidimos vir morar aqui, o síte foi super útil para mim inclusive minha adaptação foi tranquila, pois já tinha muitas informações e poucas coisas me surpreenderam aqui.
Quando soube do encontro de participantes do Viver na Alemanha aqui em Heidelberg, fiquei doida para participar e conhecer de pertinho outras pessoas que não conhecia, então me inscrevi no Fórum, pois achava que só podia participar quem era do Fórum.
O Fórum é muito massa, todas as minhas dúvidas na condição de imigrante era debatida há séculos neste Fórum, e a boba aqui ficava pertubando a Márcia e a Ciça (Célia da Suécia) com longos emails.
Se alguém um dia pensa em visitar a Alemanha ou apenas quer saber como é para brasileir@s viver neste país é só ir no Viver, eu recomendo.
Mas falando do nosso encontro...
Foi organizado pela Sandra Mora. Estiveram presentes, a própria Sandra, Ciça, Ana, Thamie, Priscila e linda Geovana, filha da Sandra.
O encontro foi em um Café na cidade velha próximo ao famoso castelo de Heidelberg.
O papo rolou solto entre seis mulheres e uma criança.
Eu tava meio jacu, e quase não abri a boca, também elas não me deixavam falar, era tanto blá blá blá...brincadeirinha elas me deram a chance várias vezes, mas tava meio tímida, e nessas horas é melhor prestar atenção nas conversas e nas pessoas.
Veja o que captei em poucas horas
Sandra é uma maezona, parece até italiana, mas tem porte de espanhola.
Ciça, é uma papa chibé chic e original. A maninha é querida por todas, voltou para casa cheia de presentes, por ocasião do aniversário dela.
Priscila, é uma manauara muito docinho. Se incomada muito com a injustiça social no Brasil e no mundo. Adora futebol.
Ana e Thamie, são as baladeiras, adoram salsa, mas acho que curtem algo mais soft, como pilates e ioga. Ambas são paulistas e devem arrebentar corações por aqui.
A linda Geovana é meio tímida, que nem eu, mas só no primeiro momento. A idéia de sair do Café e ir as compras fizeram os graúdos olhos brilharem.
Essas foram as observações a primeira vista das garotas, todas gente boa.
Mais informações na Ciça, Sandra e na Ana que sempre dão um toque diferente.

Sem pedir licença e abusadamente peguei a foto na Sandra, porque a jacu que vos relata não bateu foto.

16 de mai. de 2007

Uma mulher importante

Amig@s preciso da sua ajuda...
Vou ter que escrever sobre uma personalidade importante para a cultura brasileira.
É para minha aula de alemão. Vou ter que escrever em alemão.
Eu tive uma aula sobre algumas biografias de personalidades alemãs famosas, todos eram homens, fiquei chocada (schockieren, em alemão).
Quero falar de uma mulher, escolhi cinco, e é claro que tenho uma preferida, mas queria saber o que vocês acham e qual escolheriam entre as cinco.
Por favor vote na minha enquete ao lado direito.
Brigaduuu!!!

15 de mai. de 2007

Vem do Pará

Para a Ciça,

Sem querer descobrir este síte, e como este é assunto que amo de paixão tô republicando, mas vale a pena ir lá no síte do Museu do Marajó e conferir muitas outras coisas interessantes...
COSMOLOGIACosmologia Inimigos não naturais

O caboclo vive, ou vivia, num mundo estranho povoado de seres misteriosos bons e ruins, mais ruins que bons, dos quais é preciso se defender. Para complicar a situação também a natureza oferece perigos, mas ele não esmorece, dá o seu jeito.

Vamos ver como o caboclo se defende da Matinta Pereira, do mau olhado, da assombração, da espinhela caída, do bicho do fundo......? E os Inimigos naturais ?

Há remédio contra todos: morcegos, carapanãs, piolhos, candirus, piranhas, ratos e os incontáveis bichos do mato

A pedra de raio é um marco da cosmologia do caboclo.

Cosmologia é o jeito de interpretar a realidade e o caboclo tem a sua própria e exclusiva: o jandiá vira sapa, o caranguejo morre e ressuscita, a mosca nasce do lixo ...

E o raio o que é? Uma pedra que cai do céu, se enterra sete metros (número mágico) e depois quer voltar ao céu, Uma teoria curiosa e não completamente original. Os italianos de século passado chamavam pietra di fulmine os achados arqueológicos etruscos! Mas não é tudo, Plínio nos diz que os romanos tinham a mesma teoria.

Prof. M. P. de Godoy, na obra Contribuição à História Natural e Geral de Pirassununga, Vol. I, p. 202, apresenta a idealização cabocla da pedra de raio).

A Medicina alternativa Não somente o pajé. dita receitas que não são aceitas pela medicina oficial . Um passeio, só para abelhudar e descobrir a cromoterapia, a pingaterapia, a pirótica, o do-in, a musicoterapia, e muitas outras técnicas antigas e recentes.

13 de mai. de 2007

Tennis, um esporte cortêz

Hoje fomos assistir o Leo (meu enteado jogar tênis). Era um torneio de clubes.
Eu nem contei pra vocês, mas semana passada ele ganhou mais um torneio. Era contra clubes, e o clube que ele treina ganhou. Ela tava cheio de pavulagem, pois jogou com a mão machucada e mesmo assim conseguiu ganhar.
Parece que o jogo dele foi muito bom, ele deu um show de bola. Nós não assistimos porque foi em outra cidade e como foi pós aniversário do Flavio no sábado passado, a gente tava cansado, então ficamos em casa torcendo a distância.
Nesse torneio não teve prêmio, não sei porquê.
Hoje o torneio foi aqui em Heidelberg no clube que ele joga e nós fomos para lá dar aquela força.
Infelizmente ele perdeu.
A nossa pavulagem ficou miúda. Mas tudo bem, jogo é assim mesmo.
Eu não entendo muito de tênis, alguém entende?
Comecei a ver jogos quando conheci o Flavio.
Eu acho meio chato ficar assistindo, meio entendiante mas de vez vou acompanhando o maridon. Hoje o jogo foi dificil, o Leo perdeu o 1º set, ganhou o segundo. Conseguiu virar no último set, tava quase ganhando (teve um game que foi 40 a 0 pra ele), mas teve caimbra no dedo ainda machucado, despencou e perdeu. Uma pena.
Mas o adversário dele está em segundo lugar no rancking da Alemanha, então além da mão machucada, o rapaz era muito bom e meu enteado perdeu.
Enquanto assistia o jogo, fiquei pensando como esse esporte (o tênis) é elegante, suave e nobre.
Se fosse um esporte exclusivo de homens, diria que é um jogo entre cavalheiros. Mas ainda bem, têm mulheres tenistas muito boas por aí a fora.
A sensação que tenho, é que no tênis, tudo é muito contido. A torcida, os jogadores, os técnicos. Bem diferente do nosso futebol, um esporte bem mais popular.
Achei engraçado, porque não tinha juiz, os próprios jogadores marcavam os pontos.
Quando a bola ia fora e se um jogador não tinha percebido o outro dizia, e eles nem discutiam, aceitavam. As vezes o jogador jogava a bola dentro e pensava que tinha ido fora, o outro dizia que a bola tinha ido dentro e que o ponto tinha sido do outro.
Eles não xingavam o outro. Ficavam resmugando, ralhando consigo próprio pelo próprio erro ou pelo ponto perdido. Talvez no íntimo até xingam...
A torcida só aplaudia quando a jogada era bonita. E se o adversário do Leo errava perdendo o ponto, a gente só sorria (suavemente, sem gargalhar, bem contido), pois não pode bater palmas pelo erro do outro ou fazer pouco, é falta de respeito.
Pelo menos foi o que falou o maridon, quando perguntei porque ninguém tinha vibrado com o ponto do Leo quando o adversário errou.
A partida tem três setes ou games. Cada set\game tem 6 ou 7 set, depende do resultado, pode terminar em seis ou em caso de empate 5 a 5 vai para 7...a contagem é de 15, 30 e 40 cada set.
No breve intervalo de cada set\game, eles sentam um do lado do outro, descansam por mais ou menos cinco minutos, tomam água ou suco, comem algo (banana) e voltam para o jogo.
A cada bola que pinga de uma quadra para outra, a torcida acompanha virando a cabeça de um lado para outro. Bem engraçado...
Quando a jogada é bonita todos batem palmas.
Quando um jogador perde, após uma bela jogada, a torcida faz um "ahhhhh" (de decepção), mas ninguém vaia, ninguém grita...é um esporte fino, chic...
Existe uma troca de gentilezas entre os jogadores e torcedores impressionante.
Não sei se todos os jogos são assim, mas é o que tenho observado nesses anos que tenho frequentado esses torneios.
Aqui neste síte tem umas informações bem menos amadoras sobre tenis, quem quiser é ir .

Atualizando

Acabei de escutar o nosso hino, o Felipe Massa venceu a corrida de fórmula um.

10 de mai. de 2007

Frutas do pé...

Eu vi a pergunta no blog da Claúdia:
"Voce j'a comeu fruta direto do pé? Tipo sentar embaixo da mangueira e chupar mangas ate se acabar? Ou outra fruta qualquer..."
Quando estava respondendo percebi que comi um monte de fruta e bateu a curiosidade de saber se as outras pessoas também já tinha comido e que frutas tinham comido, então deixo a pergunta aqui para vocês, quem quiser responder fique a vontade...
Eu já comi:
  • manga
  • goiaba
  • banana
  • ata (fruta do conde)
  • acerola
  • jambo
  • pitomba
  • mamão
  • abacate
  • tucumã
  • caramba
  • jaca
  • graviola
  • abiú
  • laranja
  • talvez outras que agora não lembro
E já tomei água de coco e açaí do pé.

8 de mai. de 2007

Teve aniversário por aqui...

Sábado, dia 05, foi aniversário do maridon. Fiquei uma semana antes perguntando pra ele o que iríamos fazer, mas ele só dizia: ainda não sei. Mas eu já sabia, ele ia deixar para última hora.
Dito e feito na quarta-feira, conversou com alguém do trabalho dele que deu a idéia de fazermos um piquenique na beira do Rio Neckar. Assim a família poderia ir e as crianças poderiam deitar e rolar lá.
Achei a idéia boa, mas na sexta-feira, o tempo, que etava uma maravilha (com sol e calor) começou a mudar e a previsão de chuva no sábado deixou todo mundo em alerta.
Qual seria o nosso plano b? Uma amiga ofereceu o apartamento quase em frente ao Rio. Então ficou combinado todo mundo ia para o Rio e se chovesse todos iriam para o apartamento dela.
Não deu outra, choveu!
Foi uma pena.
Mas foi bem legal. algumas pessoas foram e cada qual levou alguma coisa para comer e beber. Foi bem divertido.
E eu ainda tive o prazer de conhecer mais uma blogueira, a Sandra Mora.
Foi bem engraçado, pois a gente nãos e conhecia pessoalmente, mas eu mandei um email com as instruções do aniversário e não é que a danada foi?
Foi muito legal, conversamos um monte...conheci os filhos e o marido. Gente super boa!!
O aniversariante ganhou um vinho e eu ainda ganhei dela um lindo buquê de rosas e uma caixa de chocolate. Veja que coisa mais doce!
Essa blogsofera é demais não é?

Atualizando alguns minutos depois de ver a pavulagem coletiva da Sandra e essas outras blogueiras...

Para começar, eu não tenho jardim, mas se é para pavular as flores, eu tenho umas rosas...

E já que também ainda não tenho um vaso digno dessas rosas, dá para pavular minha caixa de chocolate?







7 de mai. de 2007

Algumas lembranças...

Hoje no curso de alemão, lemos um pequeno texto sobre Berlim. A professora falou várias coisas, que eu entendi muito pouco, mas especialmente sobre o que foi a queda do muro, em 1989.
Então quando sair da aula fiquei pensando nisso, e no que isso representou para Alemanha e o mundo inteiro. Aí veio na minha cabeça esse ano, 1989.
Pra mim 1989 foi um ano muito importante:
- Entrei na maioridade
- passei no vestibular para nutrição
- votei pela primeira vez e foi logo para presidente, achava isso o máximo.
- Ano da queda do muro de Berlim
- participei pela primeira de em encontro de estudantes
- vi os meus professores da Universidade entrar em greve
etc, etc etc...
Na época que passei no vestibular, era um sonho de muita gente...fazer uma Universidade Federal era para poucos, acho que hoje ainda é, apesar de todas as deficiências...só que na minha época não existiam muitas opções, as pessoas passavam o ano inteiro estudando, se dedicando e depois quando saia o resultado era uma festa só, uma alegria incrível...
Como era bom escutar aquela musiquinha "alô papai, alô mamãe, põe a vitrola pra tocar, pode soltar foguetes que eu passei no vestibular"...
Após sair o resultado, fui no telefone público mais perto ligar para Macapá para anunciar o resultado... Fico arrepiada só de lembrar... Uma emoção ímpar.

3 de mai. de 2007

Essa música é tudo de bom...

Para ouvir clic na Marisa Monte

Passe Em Casa
Marisa Monte
(Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte E Margareth Menezes)

Passam pássaros e aviões
E no chão os caminhões
Passa o tempo, as estações
Passam andorinhas e verões
Passa em casa
Tô te esperando, tô te esperando
Passa em casa
Tô te esperando, tô te esperando
Estou esperando visita
Tão impaciente e aflita
Se você não passa no morro
Eu quase morro, eu quase morro
Estou implorando socorroOu quase morro, ou quase morro
Vida sem graça se você não passa no morro
Já estou pedido que
Passe um tempo, passe lá
Passo mal com os meus lençóis
Passe agora, passe enfim
Um momento pra ficarmos sós
Passe em casa
Tô te esperando, tô te esperando
Passe em casaTô te esperando, tô te esperando
Estou esperando visita
Tão impaciente e aflita
Se você não passa no morro
Eu quase morro, eu quase morro
Estou implorando socorro
Ou quase morro, ou quase morro
Vida sem graça
Se você não passa no morro
Já estou pedindo que
Passem passaros e aviões
E no chão os caminhões
Passe o tempo as estações
Passem andorinhas e verões
Passe em casa...

1 de mai. de 2007

Algumas pavulagens do fim de semana

Fotos de Wissembourg aqui
E aqui tem fotos antes depois de entrar no supermercado em Haguenau.
E a minha pavulagem ficou graúda, quando meu enteado que disputava um torneio de tênis ficou em primeiro lugar na categoria que ele joga. Eu não entendo muito bem desse esporte, mas aqui ele conseguiu entrar em um clube, que fica na Universidade, e é o 2° do time. O primeiro é da Tchecoslováquia e só participa de campeonatos grandes, estaduais e internacionais.
Esse time que ele representa,o meu enteado, está na segunda divisão daqui da Alemanha. Se continuar assim ganhando vai para primeira divisão.
Nós fomos no clube onde acontecia o torneio conferir a última etapa. Foi um jogo difícil, cansativo para eles, a partida durou quase ou mais de duas horas. Eu fiz alguns registros que estão aqui.
Ele ganhou a taça e um bônus para trocar em uma loja de roupas esportivas, a pavulagem dele ao receber os prêmios também foi grande.
Bom feriado!!!